4 formas de evitar o excesso de cargas nos caminhões da sua frota

Quando falamos em excesso de carga em um caminhão, o primeiro ponto que vem à cabeça do condutor ou frotista é a multa que essa atitude pode levar. A verdade é que a fiscalização nas rodovias está cada vez mais exigente, monitorando não apenas o peso total da carga, como também a distribuição da carga por eixos. O prejuízo em multa para quem trafega com a carga acima do permitido pode chegar a R$ 30 mil.

Mas cabe ao gestor de uma frota ser mais cauteloso nesse quesito, pois o custo financeiro para a empresa pode ir muito além disso. Um caminhão com carregamento dentro do limite permitido economiza combustível e evita o desgaste prematuro de peças e pneus, ou seja, evita custos extras com manutenção corretiva.

Ao colocar em risco a segurança da carga e do caminhoneiro no trecho, as consequências de cometer esse erro também podem colocar em xeque a credibilidade do seu negócio perante a clientela, afinal, esse descuido transparece falta de estrutura e até mesmo de compromisso com o contrato estabelecido entre ambas as partes.

Por isso, nossa sugestão é criar estratégias para acompanhar de perto o carregamento dos veículos e evitar carga além do que o caminhão suporta. Você pode estar pensando: mas já tenho tanto coisa para fazer e mais isso agora? Bom, a seguir, apontamos 4 formas de evitar que esse problema, a priori dos males o menor, se transforme em custos extras para a sua frota. Cabe a você decidir colocá-las em prática ou não. Vamos lá?

1- Respeite as características da via

Não adianta querer burlar as regras para cumprir um prazo, pois o barato pode sair caro. Exemplo: para realizar o frete de 21 toneladas para um cliente no prazo devido, seu veículo vai precisar passar por uma via onde o peso máximo permitido é de 20 toneladas. A princípio, você decide se arriscar e colocar todo esse peso em um único caminhão, até porque o gasto com combustível de dois veículos é muito maior, isso pra não citar os outros custos que a operação pode acarretar, certo?  

Errado! Coloque na ponta do lápis os gastos ecom manutenção corretiva, avarias na carga, riscos de acidente e multa que logo você, como gestor de frota, vai saber a melhor decisão a tomar nesse caso.

2- Acompanhe o carregamento

Ao receber uma demanda de frete, o primeiro ponto é analisar se os veículos da sua frota estão preparados para realizá-lo com excelência, sem riscos para o caminhoneiro e para a carga. É melhor perder um cliente por ser honesto do que correr o risco de colocar a mercadoria, o caminhão e seu condutor em risco durante o transporte.

Tomada a decisão de aceitar o trabalho, o gestor de frota deve acompanhar de perto o carregamento, a fim de garantir que os itens anteriores sejam seguidos à risca.

3- Faça a distribuição correta da carga no veículo

Para isso, leve em consideração não apenas o centro de gravidade do caminhão, mas a quantidade de eixos e a distância entre eles. Essa medida é essencial para evitar peso demais em um eixo, que levam quase sempre a gastos inesperados com manutenção.

Existem alguns macetes para garantir que a carga seja distribuída de forma uniforme no veículo, evitando problemas no trecho:

  • Faça o carregamento do eixo traseiro para frente.
  • Em caso de carga de grande dimensão e peso elevado, prefira transportá-la deitada. Se for muito concentrada, distribua o peso no espaço entre os eixos dianteiro e traseiro, mantendo a área de apoio voltada para o piso do veículo. Nesse caso, a parte mais pesada da carga deve ficar sempre no ponto de gravidade do veículo, ou seja, no centro.
  • Em caso de carroceria, o cuidado para não carregá-la de forma desigual deve ser ainda maior, para evitar esforço além do suportado na suspensão e dos pneus, o que pode prejudicar as frenagens e levar a deformações no quadro do chassi.

4- Invista em balanças

Muitos frotistas já colhem os frutos de ter uma balança de carga em sua frota, ainda mais se for integrada a um software de gestão, capaz de identificar se um eixo está mais carregado que o outro, ajudando a melhorar ainda mais a distribuição de carga.

Todas essas medidas vão garantir clientes satisfeitos, segurança para o condutor, economia de combustível e menos gastos com manutenção. Ou seja, vale a pena para a sua frota em todos os sentidos.

E aí, gostou das dicas? Se tiver mais alguma sugestão, deixe seu comentário!

 


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