5 pontos que podem diminuir a vida útil de uma bateria de caminhão

Para começo de conversa, não existem regras para prolongar a vida útil da bateria de um caminhão. O que temos que pensar é em maneiras de conservá-la para que ela chegue ao seu máximo de eficiência, seja por meio de manutenção em outros itens do veículo ou dando atenção especial àqueles que podem diminuir o tempo produtivo estabelecido pelo fabricante.

Em nossas pesquisas com fornecedores e estradeiros, chegamos a 5 pontos que diminuem consideravelmente essa vida útil da bateria e vamos listá-los a seguir:

  • Equipamentos com alto consumo de corrente

Isso acontece se você instalar um som automotivo muito potente, por exemplo, pois vai haver um maior consumo de corrente. Ou seja, o conjunto de alternador da bateria vai ter que trabalhar mais para suportar esse consumo, diminuindo consideravelmente a vida útil da bateria. Evite especialmente ativar o som com motor desligado.

  • Ligar e desligar o motor várias vezes em um curto espaço de tempo

É mais ou menos a mesma ideia do item anterior e acontece muito em filas de veículos, para carga e descarga. Nesses casos, é melhor deixar o veículo ligado e mantê-lo assim por pelo menos 15 minutos, para que o alternador reponha a carga total que a bateria perdeu ao fornecer energia na partida.

  • Falta de manutenção

Especialmente nos  bornes. Vale lembrar que a utilização de vaselinas e outros compostos não anulam a prática de remoção dos conectores e bornes. É importante verificar e fazer uma limpeza nesses itens pelo menos a cada 90 dias, para garantir contato elétrico eficiente entre a bateria e os demais itens do caminhão.

  • Não dar atenção aos sinais do veículo

Uma luz piscando no painel, mesmo com o motor em funcionamento é sinal de problemas e devem ser tratados com atenção, afinal, problemas no alternador estão entre as principais causas de panes elétricas em veículos em movimento.

  • Ligar o veículo com acessórios elétricos ligados

Especialmente na hora da partida, que é quando o caminhão consome mais energia da bateria. Garanta que o som automotivo, o ar-condicionado e os faróis estejam desligados nesse momento.

E se tiver mais alguma sugestão já sabe: é só comentar!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também