7 dicas para reduzir o consumo de combustível da sua frota

Em tempos de crise e com o preço do diesel oscilando muito, todas as sugestões para reduzir os custos de uma frota de veículos pesados, responsável por transporte de cargas ou pessoas, são sempre bem-vindas. Levando em consideração que os gastos com combustível correspondem a pelo menos 30% das despesas de um frete, esse item deve receber atenção especial na agenda de um gestor de frotas, para que o negócio seja realmente lucrativo.

Fazer o acompanhamento rigoroso do consumo de combustível é essencial para definir o desempenho de cada veículo da frota garantir e, consequentemente, diminuir os gastos. Mas para isso, algumas medidas não podem passar batidas na gestão para que a frota tenha eficiência enérgica e seja rentável.

A seguir, reunimos seis pontos importantes que interferem diretamente no gasto com combustível em uma frota de caminhões e ônibus. Confira:

1-      Avalie o veículo antes da compra

Esse é um ponto crucial para garantir eficiência enérgica à sua frota. Compare o gasto de combustível do modelo escolhido com o de outros caminhões da mesma categoria do que você tem preferência. Assim, você terá parâmetros para fazer a melhor escolha e até consegue prever o gasto médio com o abastecimento.

2-      Faça o controle dos custos de combustível por viagem

Cada veículo de uma frota faz uma rota diferente ou oferece um serviço diferenciado. Por isso, ao finalizar uma viagem, verifique de forma individualizada a quilometragem rodada e os gastos com combustível. Isso é bom para você comparar os custos de um frete para outro e até prever problemas no caminhão que necessitem de manutenção.

3-      Capacite seus motoristas

A forma como o motorista conduz o caminhão ou ônibus interfere diretamente no gasto com combustível. Por isso, não meça esforços para orientar sua equipe no sentido de adotar medidas que ajudam a reduzir os altos níveis de consumo de diesel, como frenagens bruscas e acelerações necessárias. Todos, sem exceção, devem ser motoristas defensivos.

4-      Acompanhe as rotas em tempo real

Além de definir rotas que agilizem o frete, você pode acompanhar cada veículo da frota em tempo real para saber onde cada veículo está e mudar o caminho em caso de congestionamentos. Isso é possível graças à tecnologia de telemetria, que segundo depoimentos de frotistas que utilizam esse serviço, pode reduzir os gastos com combustível em até 15%.

5-      Fique de olho na qualidade do combustível

Essa é uma dica válida inclusive para reduzir os gastos com manutenção corretiva. Diesel de má qualidade danifica o motor e pode colocar seus veículos em maus lençóis durante o frete e colocando a credibilidade da empresa em cheque. Nesse caso, o barato quase sempre pode sair muito caro para a saúde financeira da frota!

Por isso, ao planejar uma rota, pesquise o preço dos combustíveis na região e verifique a procedência do combustível antecipadamente. Em caso de rotas fixas, o mais indicado é fechar parcerias confiáveis, que até abrem brecha para negociar descontos.

6-        Atenção também para o peso da carga

O excesso de carga exige mais energia para que o motor do caminhão funcione e, consequentemente, o gasto com combustível tende a aumentar. Sem contar que pode gerar multa durante as fiscalizações, mais um custo que sai do orçamento durante o frete.

7-        Não erre na hora de calibrar os pneus

Isso porque, segundo pesquisas, o pneus com calibragem abaixo do limite adequado tendem a aumentar em até 5% o gasto com combustível. Por isso, fique de olho!

Viu como medidas simples podem te ajudar a economizar combustível e garantir eficiência energética para sua frota. Não deixe de acompanhar nosso blog para receber outras dicas!

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também