Amortecedores: como manter a melhor conservação deste item?

Os veículos diesel são campeões de desgaste em suas peças, visto seu trabalho puxado e em estradas que não ajudam na boa preservação dos sistemas.

Isso acarreta uma maior periodicidade e atenção nas manutenções, principalmente nos amortecedores, itens essenciais para minimizar os impactos sofridos no dia a dia do trecho.

 

O desgaste deste item é inevitável, mas algumas medidas podem ser tomadas para que esse desgaste seja amenizado e até retardado. E é sobre essas medidas preventivas que vamos falar no post de hoje. Segue a leitura !

 

  1. Garantir a conservação dos pneus

Como já falamos aqui os amortecedores e pneus atuam como uma boa dupla,em que cada um deve desempenhar o seu papel. Se os pneus estiverem em mau estado, os amortecedores serão sobrecarregados, então garantir a conservação dos pneus é essencial para o bom funcionamento dos amortecedores.

 

 

  1. Alinhamento da direção

Um veículo bem alinhado proporciona que o contato com o solo seja na mesma intensidade dos pneus, assim, pode-se reduzir o desgaste dos amortecedores, já que os impactos serão consideravelmente menores.

 

  1. Calibrar os pneus regularmente

Esse cuidado simples proporciona, além de economia de combustível, um cuidado maior com os amortecedores, já que pneus descalibrados se desgastam mais rápido, o que gera um mal estado (como vimos no ponto 1) e consequentemente, avarias nos amortecedores.

 

  1. Evitar o excesso de carga

Tá aí um ponto importante! Evitando o excesso de carga, bem como a sua boa organização e distribuição uniforme na carroceria, há um ganho significativo na conservação dos amortecedores.

 

  1. Vá com calma em buracos e lombadas

A gente sabe que a situação das estradas do país é bastante precárias, mas vale toda atenção - e redução de velocidade - em trecho acidentados e também ao passar por lombadas, principalmente quando se está carregado.

 

Mas, uma hora, chega a hora da troca.

 

Mesmo com todos os cuidados, uma hora esse item precisará ser substituído, e ficar atento a esses sinais que indicam a troca é fundamental.

Se em algum momento você notar:

 

  • Ruídos vindos do sistema de manutenção
  • Vazamento de óleo e balanços excessivos na hora de frear e arrancar
  • Dificuldade na estabilidade do veículo
  • Eficiência na frenagem comprometida

 

Pode ser que seja hora de realizar a substituição deste item.

 

Conhece mais algum cuidado ou sinal de manutenção para os amortecedores? Comente aqui embaixo e compartilhe o seu conhecimento com a gente.

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também