Arrefecimento do motor: tudo que você precisa saber

Quando em pleno funcionamento, o sistema de arrefecimento garante que o motor funcione na temperatura adequada. Mas a manutenção dele também interfere diretamente na redução do consumo de combustível e das emissões de fumaça preta.

Explicamos: as mudanças de temperatura alteram a quantidade de combustível injetado para movimentar o motor e até no momento dessa injeção. Sem contar que a queima de combustível e o atrito das peças internas já geram calor, o que exige que a temperatura do local seja ideal.

Para garantir que o sistema de arrefecimento funcione plenamente e não cause dores de cabeça ao motorista e ao frotista em decorrência do superaquecimento, fique de olho na manutenção preventiva, especialmente nos dois itens a seguir:

Bomba d’água. A avaliação desse item é fundamental, já que é ela a responsável pela constante circulação de água para que o motor tenha sempre uma temperatura de trabalho dentro dos parâmetros estabelecidos pelo fabricante. Ruídos persistentes ou vazamento de água são sinais de que a manutenção deve ser feita. Quando houver sinais de desgaste nos rolamentos ou no selo, é importante fazer a troca.

Troca do líquido. Outro fator que influencia diretamente no bom funcionamento do sistema de arrefecimento de um caminhão. É importante seguir à risca as orientações do fabricante, que gira em torno de dois anos, dando atenção especial à proporção correta entre água e aditivo.

Nos dois casos, é bom ficar de olho na hora do reparo para que a manutenção não seja feita de forma maquiada e traga prejuízos futuros. Sem contar a escolha das peças, que devem ser de procedência. Afinal, bruto parado é prejuízo na certa!

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também