Como lidar com o estresse na estrada?

Só quem vive na estrada sabe as alegrias e dores de ser caminhoneiro. O dia a dia de trabalho traz desafios constantes e muitas vezes a saúde é deixada de lado, diante dos prazos a cumprir, das jornadas exaustivas no volante e da saudade do convívio familiar. E no meio disso tudo, o estresse vai tomando conta e interfere não apenas no desempenho e produtividade, como também pode acarretar outros transtornos psicológicos sérios, como ansiedade, bipolaridade e depressão. Sem contar que aumentam de forma considerável os riscos de acidente.

O estresse ao volante também tem levado os estradeiros a buscarem no álcool e outras drogas o refúgio para aliviar a tensão e cumprir as metas estabelecidas. Em 2015, a UFS (Universidade Federal de Sergipe) realizou uma pesquisa que apontou que quase 50% dos motoristas entrevistados fazem uso de algum tipo de medicamento para se manterem acordados enquanto dirigem, os chamados rebites. Desse, 20% afirmaram consumir as drogas com essa frequência.

Se você escolheu a estrada como segunda casa, é importante que tenha em mente: o estresse e os transtornos psicológicos por ele causados precisam ser acompanhados de perto por um médico. É a sua saúde que está em jogo!

A seguir, apontamos algumas atitudes que o caminhoneiro pode tomar durante a rotina de trabalho a fim de evitar que o estresse domine as situações e também para perceber se a situação já ultrapassou os limites do bem-estar:

  • Auto-observação. Comece a policiar as suas reações diante das principais situações que te causam estresse. Assim, dá pra perceber em que ponto a sua reação é normal da sua personalidade ou se está se excedendo.
  • Aceitação. Você escolheu esse caminho e a vida de caminhoneiro também tem suas alegrias. Aceitar a sua condição é essencial para manter o estresse longe da sua rotina.
  • Otimismo. Apegue-se no que de bom você tem, mantendo o bom humor diante dos imprevistos e situações difíceis que sempre vão acontecer.
  • Orientação profissional. Ter o apoio de um médico ou psicólogo não significa que você esteja doente. Veja como uma atitude de prevenção para melhorar o seu desempenho no trabalho.
  • Silencie-se. Alimentar discussões só vai piorar a situação de estresse. Mesmo que esteja com a razão, silenciar é uma atitude sensata para manter o bem-estar e continuar a viagem de forma tranquila.
  • Convívio social. A tecnologia tem aproximado cada vez mais o caminhoneiro de suas famílias. Aproveite-a sem moderação para sentir o aconchego dos parentes e amigos mesmo longe de casa. Só não vale dirigir conversando pelo WhatsApp ou outro chat, ok?

Bom, agora é com você. Entenda que todas as profissões têm seus momentos de estresse e não seria diferente com quem é caminhoneiro. Por isso, aproveite ao máximo os benefícios e encare os desafios com naturalidade e autocontrole. E se tiver mais alguma dica, não deixe de comentar!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também