Como melhorar o fluxo de caixa da sua oficina mecânica?

Fluxo de caixa. Esse assunto chega a dar calafrios em donos e administradores de oficinas mecânicas. A verdade é que muitos ainda negligenciam esse fator determinante para a saúde do negócio, ainda mais com a profissionalização cada vez mais crescente no mercado. Ou seja, o seu concorrente pode estar implantando as mudanças no controle financeiro que você está protelando em fazer.

Agora não tem outra saída: é hora de correr contra o tempo e mudar a forma como faz o fluxo de caixa da sua oficina mecânica, com foco em otimização de recursos e lucratividade. A seguir, reunimos algumas dicas rápidas para você colocar em prática sem muitos transtornos:

1- Anote tudo. E quando falamos tudo, estamos nos referindo a qualquer movimentação financeira dentro da oficina mecânica, que seja para comprar um parafuso ou pagar um fornecedor. Com isso, você evita muita dor de cabeça na hora de conferir o “livro” do caixa. Lembre-se: cada centavo conta e faz a diferença no final do mês! 

2- Faça o acompanhamento diário. Pode parecer um trabalho complicado, mas no fim do mês vai valer a pena ter acompanhado diariamente as entradas e saídas financeiras do caixa. Isso porque um dia fechado no vermelho é prejuízo na certa. A melhor parte de fazer esse levantamento diariamente é saber no que você pode recompensar amanhã para balancear os demandos de hoje.

3- Não misture finanças pessoais com as da oficina. Isso acontece muito quando o dono da oficina também é o responsável pela administração do negócio. E vale ressaltar: essas retiradas esporádicas são extremamente prejudiciais para o controle financeiro da empresa, a curto e longo prazos. É hora de abolir essa prática!

4- Fique de olho no seu estoque de peças. Já tocamos nesse assunto por aqui  e vale a pena relembrar que fazer uma gestão eficaz do estoque de peças é uma maneira de controlar bem os gastos com material, que tem grande impacto no controle da movimentação financeira.

5- Restringe o acesso às informações de caixas. Quanto menos pessoas tiverem acesso aos dados de transações financeiras da sua oficina mecânica, menos contratempos você terá. E vale ressaltar: a profissionalização dessa parte do seu negócio é essencial para manter as contas no azul e evitar contratempos. Escolha uma pessoa de sua confiança ou faça isso você mesmo, desde que se comprometa a gastar tempo com isso.

Gostou das nossas sugestões? Os comentários estão abertos para você dar a sua dica ou fazer a sua pergunta. Estamos à disposição!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também