Como surgiram as frases de parachoque ?

Hoje ao pegar a estrada dividimos a atenção das estradas com os famosos dizeres dos para-choques dos milhares de caminhões que circulam pelo país, filosóficas, engraçadas, amorosas... as frases fazem parte de uma cultura que vem de muitos anos. Podemos ver que de lá muita gente busca a inspiração que precisa, se diverte com as piadas de todos os gêneros, inclusive das famosas sogras. Mas você sabe como esta pratica começou?

As frases de caminhões tiveram início nos anos 50, inspiradas no filateado, um tipo de desenho personalizado feito na Argentina, no século 19. As pinturas eram usadas para enfeitar carroças. Com o tempo, passaram a ilustrar os brutos e ônibus dos “hermanos”, já incluindo nelas algumas frases inspiradoras. Graças aos fretes entre os países do Mercosul, não demorou para que os motoristas brasileiros aderissem à moda.

Nos anos 80, com as montadoras investindo em tecnologia e conforto, os estradeiros se sentiram motivados a expressar seus pensamentos e sentimentos nos para-choques, resultando no grande número de frases que conhecemos até hoje. Apesar da prática ter caído em desuso de alguns motoristas, ainda existem por aí especialistas em pinturas de para-choque, que levam consigo rascunhos e seleções recheadas de ditos, piadas e lições de vida; propondo-se a realizar seu trabalho artístico na traseira do caminhão em troca de dinheiro ou de uma simples carona.

 

 

 

 

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também