Conserto da ECU. Entenda a importância de saber realizá-lo.

O tempo vai passando e os motores a diesel estão cada vez mais tecnológicos. São inúmeras as inovações que chegam a essa categoria, mas hoje vamos falar sobre a ECU (Unidade de controle eletrônico) do motor diesel.

A função da ECU é detectar variados defeitos no propulsor, para que assim sejam realizados os consertos necessários. Era costume, quando a ECU apresentava defeito, que fosse realizada a troca do dispositivo, o que gerava um alto custo para o proprietário. Mas hoje, oficinas que possuem mecânicos capacitados a realizar esse serviço fidelizam cada vez mais os seus clientes através do excelente custo-benefício que o reparo da ECU traz. Quer saber mais sobre esse serviço? Então confira!

 

É fundamental que os mecânicos estejam antenados para identificar avarias e realizar o conserto de módulos de motores, entendendo, primeiramente, as causas dos defeitos.

 

Causas:

Geralmente, os problemas nas ECUs podem ter início por causa de picos de tensão da bateria, como um início de curto-circuito no chicote elétrico ou infiltração de água no sistema, por exemplo. Por causa disso, podem acontecer erros nos arquivos, aceleração no processo de oxidação das soldas ou de componentes metálicos como pinos, lembrando que a queima desses itens é um dos fatores responsável pelas falhas nos sistemas de injeção.

É importante analisar! E dentro dessa análise, é essencial que o mecânico faça o checklist desses itens:

• Centrais de sensores e atuadores;

• Terminais dos componentes;

• Datasheets dos componentes eletrônicos;

• Esquema elétrico das centrais;

• Arquivos originais de injeção;

• Captação dos sinais dos componentes por meio do osciloscópio.

 

Conhecimentos e itens necessários:

O profissional que atua no reparo da ECU deve dominar conceitos de elétrica e eletrônica e diagnóstico de avarias em módulos de motores diesel. Além do uso do osciloscópio, que falamos no checklist de análise, você também precisará utilizar o multímetro. Também entram na lista uma estação de solda para consertar os terminais, além da realização de escaneamentos, de preferência com softwares reconhecidos pelo mercado.

Quer ser um profissional que oferece esse serviço?

Existem vários cursos que oferecem noções básicas e mais elevadas para quem deseja realizar um conserto de módulos do motor. É possível encontrar manuais online, e na internet você também encontra site de vendas de ferramentas de diagnóstico como multímetro, scanners e osciloscópios, ferramentas de soldagem para as placas, dentre outros. Mas a capacitação continua sendo seu instrumento principal.

Fique ligado.


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também