Dicas para economizar combustível

O combustível representa a maior parte do custo do estradeiro. Por isso, ficar de olho na qualidade do produto e economizar combustível do seu bruto faz muita diferença no bolso e no desempenho. Confira as dicas!

1. Planeje sua rota para evitar congestionamentos e deslocamentos mais longos do que o necessário. 

2. Mantenha os pneus calibrados, pois eles influenciam cerca de 30% do desempenho do caminhão.

3. Não transporte mais peso do que deve, para não sobrecarregar o veículo. Também cuide para arrumar a carga de modo uniforme.

4. Dirija dentro da faixa verde do conta-giros, em velocidade econômica. Respeite limites da velocidade.

5. Mantenha distância de segurança para não ter que desacelerar ou frear desnecessariamente. 

6. Abasteça em postos de confiança, para ter garantia da qualidade do combustível. Evite derramamentos e verifique a vedação da tampa do tanque.

7. Encha os tanques sempre à noite, antes de dormir, evitando assim o acúmulo de água no interior dos tanques.

8. Cuide para não acelerar nas mudanças de marcha e tente manter o giro constante, pressionando suavemente o acelerador para não ter de trocar de marchas frequentemente. Assim, você irá explorar ao máximo a faixa de torque do motor.

9. Não faça dupla debreagem. Ela é desnecessária, pois atualmente os caminhões já ficam debreados com uma pisada e as acelerações desperdiçam combustível.

10. Use freio motor. Não ande na "banguela" (ou "ponto-morto"), pois a caixa de transmissão pode ser danificada por falta de lubrificação e o veículo fica como em marcha lenta, consumindo mais combustível.

 

Fonte: http://goo.gl/zYnjAI


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também