Frota de ônibus: tudo que você precisa saber sobre manutenção preventiva

Alguns frotistas pensam em manutenção como a forma de se resolver problemas.Entretanto, a manutenção dos veículos deve ser pensada para antecipar e prevenir problemas antes de acontecerem. Esse tipo específico de cuidado antecipado dos veículos é conhecida como manutenção preventiva.

A JS separou os principais pontos que você deve se atentar enquanto realiza o controle de qualidade dos veículos da sua frota de ônibus.

Invista na capacitação de seus motoristas

Os motoristas estão ligados diretamente à vida útil de seus veículos. Os profissionais que dominam as boas práticas de direção e compreendem o funcionamento dos veículos que conduzem possuem conhecimento técnico para aumentar a vida útil dos componente do veículo.

Por isso, invista em treinamentos para que os profissionais da sua frota de ônibus estejam aptos para manusear os veículos sem comprometer o funcionamento dos mesmos. Além disso, um motorista capacitado nas boas práticas de direção garante a segurança dos passageiros que escolhem a sua empresa para viajar.

Atenção ao interior do seu ônibus

Quando falamos de manutenção preventiva é comum pensarmos na parte mecânica do veículo, motor, suspensão, freios, etc. Entretanto, o ônibus possui uma particularidade única que é o número de passageiros que capaz de transportar.

Por isso, atente-se ao estado dos bancos do ônibus como o estofado, revestimento e cintos  de segurança. É importante frisar que o estado de conservação da sua frota de ônibus está diretamente ligado sobre como o seu público percebe o seu negócio e, consequentemente, ligado à lucratividade do seu negócio.

Estruture um check-list

Como a manutenção é preventiva, estruture para os seus mecânicos um check-list com todos os pontos a serem observados durante a revisão das peças do veículo. Essa lista garante que todos os veículos receberão a mesma atenção e, consequentemente, evita que algum deles sofra danos inesperados e fique impossibilitado de realizar viagens.

O check-list deve conter desde inspeções em peças específicas até atividades de manutenção gerais, como: revisão do nível do óleo; alinhamento e calibragem de pneus, e funcionamento de faróis e luzes de freio.

Estocar peças ou comprar por demanda?

Esse é um dilema comum entre frotistas: devo ou não estocar peças para futuras reposições? A resposta depende da realidade de cada um, cada escolha apresenta vantagens e desvantagens.

Se você optar por estocar peças, poderá negociar junto aos fornecedores preços melhores por estar adquirindo uma quantidade maior de peças. Possuir esses componentes em estoque também garante substituições imediatas em caso de algum veículo apresentar problemas, possibilitando um tempo menor sem rodar. Entretanto, você terá o gasto do armazenamento dessa quantidade de peças em seu estoque.

Ao adquirir peças no momento em que um problema se apresenta, você economiza por não possuir o custo de gerir um estoque. Mas isso pode causar uma demora na correção do problema do veículo, deixando-o impossibilitado de executar suas atividades. Todas essas variáveis devem ser levadas em conta antes de se decidir quais dos dois modelos será utilizado.

Gerindo a vida útil dos seus veículos de forma preventiva é bom para a sua frota e é bom para o seu bolso, pois além do custo de consertos inesperados, um veículo ocioso representa menos serviços prestados e, consequentemente, menos receita para.


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