Por que investir na manutenção preventiva da sua frota?

Não é por acaso que sempre estamos falando em gestão de frotas por aqui. Convivendo com tantos empresários do ramo diariamente, a gente consegue perceber quais são os principais desafios para manter o negócio ativo e apontar as melhores soluções para uma gestão cada vez mais profissional, com foco em lucratividade e redução de despesas.

E nesse tocante, a manutenção preventiva dos veículos deveria ser prioridade. Deveria, pois muitos gestores ainda pecam nisso, especialmente em se tratando de caminhões de transporte de carga, que requerem cuidado apurado para se manterem rodando com excelência e sem riscos nas estradas.

O trabalho de prevenção é um dos principais fatores para a rentabilidade de uma frota, ao antecipar problemas e permitir que o serviço seja prestado de forma segura tanto para o condutor como para as mercadorias transportadas.  Por isso, reunimos aqui as principais razões para a manutenção preventiva ser regra na gestão de uma frota, tornando a empresa mais confiável e segura perante os clientes.

Evita problemas com a fiscalização

Diante dos altos índices de acidentes relacionados à falta de manutenção preventiva, os órgãos de fiscalização do trânsito têm intensificado a inspeção de veículos de frota, especialmente de caminhões e ônibus. Além de multa, não fazer revisões periódicas pode levar a outros prejuízos caso o veículo fique muito tempo parado, como atrasos e estrago das mercadorias.

Evita acidentes

Negligenciar a manutenção preventiva dos veículos da sua frota é colocar em risco a vida dos motoristas que prestam serviço a você, além da de outras pessoas na estrada. Ter um cronograma rigoroso de revisões e de troca antecipada de peças com alto índice de desgaste natural podem evitar muitos problemas durante os fretes, bem como se converter em um diferencial competitivo perante os concorrentes.

Melhora o desempenho e a produtividade dos veículos

Afinal, se uma peça falhar, o esforço do motor pode ser maior e, consequentemente, o veículo gastará muito mais combustível para fazer o caminhão andar. Ou seja, prejuízo na certa. Com a manutenção preventiva, o desempenho do veículo será constante, garantindo a produtividade a curto e longo prazos.

Garante serviços bem executados

O descuido com a manutenção preventiva compromete o cumprimento dos prazos de entrega de mercadorias e da prestação de serviços de uma frota, colocando em cheque a credibilidade do negócio. Quando a gestão de frotas prevê a manutenção preventiva, o resultado é sentido na satisfação dos clientes, que aumentam a confiança, são facilmente fidelizados e se tornam propagadores para novas parcerias.

E para realizar a manutenção preventiva de forma eficiente, é essencial contar com parceiros que forneçam peças de procedência e com a agilidade que uma frota precisa. Para isso nós estamos à disposição em 23 lojas espalhadas por 15 estados brasileiros. E aqui pelo site, você pode fazer o seu orçamento de onde estiver. Vem pra JS Peças!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também