Quais certificações a sua oficina mecânica precisa ter?

Com um mercado cada vez mais exigente e competitivo, uma oficina mecânica não pode ficar parada no tempo. Além de modernizar seus processos a fim de garantir mais lucratividade, os profissionais que lidam diretamente com o reparo de veículos devem passar por atualização constante, para estarem sempre a par das novas tecnologias automotivas, que estão evoluindo cada vez mais rápido.

Se antes era na prática que o mecânico aprendia seu ofício, hoje temos várias certificações disponíveis que prearam os profissionais e atestam a qualidade do serviço prestado perante os clientes, que sentirão mais confiança na hora de firmar uma parceria de longo prazo com a sua oficina mecânica.

Vamos às duas principais certificações disponíveis para oficinas mecânicas:

1- A principal delas é a Qualificação de Mecânico de Manutenção, estabelecida pela norma técnica nº 15681/2009 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), criada em 2007 para padronizar os serviços de reparação automotiva. Para tirar essa qualificação, o mecânico deve ter diferentes níveis de escolaridade, conforme a especialização desejada. Saiba mais clicando aqui.

2- O ISO 9001 também se estende às oficinas mecânicas, mas é preciso realizar um planejamento bem estruturado para adaptar o local a uma série de normas de saúde ocupacional, segurança, meio ambiente, administração, etc. Esse planejamento está diretamente ligado a subsistência do negócio no mercado atual. Por que então não colocar o ISO 9001 como motivo para realizar as mudanças que você sabe que precisam ser feitas? Um bom começo é contratar uma consultoria especializada no assunto.

Essas são as certificações mais famosas, mas você pode sempre incentivar seus profissionais a buscarem cursos extras, conforme a especialidade da sua oficina mecânica. Com a evolução do mercado, hoje há uma gama de certificações voltadas para injeção eletrônica, módulos diesel, alarmes e imobilizadores, funilaria e pintura, diagnóstico de motores, transmissão, sistema elétrico e hidráulico e muitos outros. Afinal, conhecimento nunca é demais nessa área.

 E aí? Tem alguma sugestão de curso que você fez? Deixe seu comentário!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também