Qualidade de vida na frota: o melhor caminho

Muitas vezes, quando pensamos em gerenciamento de frota, nos atentamos às manutenções periódicas e definição das melhores rotas para trafegar. Entretanto, a qualidade de vida na frota é um fator decisivo para que o seu negócio continue rodando com perfeição.

A rotina de trabalho de motoristas de frotas implicam em uma grande quantidade de horas dirigindo, horas de sono regradas e alimentação muitas vezes com quantias insuficientes de vitaminas e nutrientes essenciais para se manter a saúde em dia.

Como contornar essa situação e cuidar dos profissionais que estão envolvidos com a prestação do seu serviço? Não existe apenas um único caminho a ser tomado, na verdade há uma série de boas práticas que podem ser adotadas. Vamos falar de algumas:

Conscientização

A qualidade de vida na frota não irá mudar se você não explicar sua importância aos seus motoristas. Promova palestras com profissionais de saúde para que seus funcionários possam, além de entender a importância sobre o cuidado com a saúde, sanar as próprias dúvidas sobre autocuidado.

Organize treinamentos em que os motoristas possam aprender como transformar a rotina de trabalho menos prejudicial à saúde. Esforços repetitivos e desgastes emocionais estão diretamente ligados às condições físicas dos profissionais.  

Políticas da empresa

Conscientizar sobre a importância de cuidado com a saúde não causará nenhum impacto se sua empresa não proporcionar a estrutura para esse cuidado. Organizar mutirões para a realização de exames e consultas periódicas são práticas que irão impactar diretamente na qualidade de vida da equipe.

Outra forma de incentivar a execução dessas boas práticas é estruturar uma sistema de recompensas aos funcionários que se destacarem no cuidado da saúde sem comprometer sua produtividade no serviço. As bonificações ficam ao seu critério, podendo ser incentivos em dinheiro, folgas, entre outros.

Gostou das nossas sugestões? Caso tenha alguma experiência, não deixe de compartilhar nos comentários!

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também