Rádio PX. Saiba mais sobre a história desse companheiro.

Muitas vezes, ele é o seu companheiro oficial e exclusivo do trecho. Mas você conhece a história do rádio PX?

 

Nos dias de hoje, a comunicação no trecho não é mais um problema, celulares pegam em quase todos os lugares, internet móvel é uma realidade e, de onde você estiver, pode se comunicar - até por vídeo chamada - com alguém bem distante de você. Porém, nos anos 80 a realidade não era essa, e foi nesse cenário que esse rádio tão querido começou a ganhar força no Brasil.

Essa invenção começou simultaneamente com um engenheiro canadense que morava nos Estados Unidos chamado o Alfred J. Gross, e outro engenheiro, também canadense, chamado Donald Hings. Gross criou um protótipo do que seria um walkie talkie (que em inglês significa "falar andando". Enquanto isso, Hings se incomodava com a situação de isolamento comunicacional que alguns mineradores enfrentavam, eles ficavam isolados em regiões de extração de minérios onde não havia uma comunicação de fato. Mas, não demorou a surgir outra versão de “walkie-talkie”. E por incrível que pareça foi na mesma época de Gross. Coincidência ou não, são os fatos que a história registra.

Antes do Rádio PX se tornar popular nos Estados Unidos, ele foi pra guerra, quando a CIA e o exército americano aprimoraram o sistema dos dois canadenses em um único aparelho, que foi utilizado como ferramenta de comunicação entre as tropas na II Guerra Mundial. Depois que a guerra acabou, a Comissão Federal de Comunicações dos EUA liberou a primeira frequência de rádio para uso dos cidadãos chamada Citizens’ Band, que, mais tarde no Brasil, foi traduzida como Serviço Rádio do Cidadão.

Já no Brasil, a tecnologia demorou um pouco a chegar, principalmente por questões burocráticas, mas em 1962 os brasileiros tiveram acesso à tecnologia e licença. A partir daí, criamos o Nosso Código Nacional de Telecomunicações.

Três anos depois, os radioamadores já estavam em funcionamento. O processo de aperfeiçoamento foi longo, e na década de 80 foi aprovado o Serviço Rádio do Cidadão, no qual funciona até hoje e é conhecido como PX.

Quem vive no trecho conhece as características desse sistema, que possui sua linguagem extremamente exclusiva e que envolve QAP’s e QRA’s. Nos 4 cantos do Brasil, o PX segue junto com centenas de caminhoneiros, todos os dias, encurtando distâncias, unindo colegas, e se fortalecendo como traição que é.

E pelo visto, essa história ainda vai muito longe!

Você tem histórias engraçadas ou inusitadas com PX? Qual a importância dele na sua rotina? Conta pra gente nos comentários aqui embaixo!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também