Suspensão pneumática: as vantagens para o estradeiro

Enquanto na Europa a suspensão pneumática já rende pedágios mais baratos para os caminhoneiros, aqui no Brasil ela ainda é pouca disseminada, a não quando é exigência para o transporte de determinadas cargas, como é o caso de fabricantes de tintas e equipamentos eletrônicos.

Atualmente, a suspensão pneumática é obrigatória apenas para composições com eixos espaçados, conforme a Resolução 210/06 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).  Nesse caso, ela facilita o acoplamento e o desacoplamento do semirreboque, que pode ser realizado através de uma válvula push-pull ou botões no painel, proporcionando dessa maneira um maior conforto aos motoristas e dando ao veículo mais segurança e estabilidade.

Apesar de ainda ser um tabu entre os caminhoneiros brasileiros, por exigir uma manutenção mais periódica do caminhão, a suspensão pneumática possui várias vantagens com relação à convencional e vamos nomear algumas delas a seguir:

  • Proteção da carga contra os impactos e irregularidades das estradas.
  • Maior estabilidade do veículo, deixando-o mais leve para quem dirige.
  • Proporciona melhor distribuição de cargas entre os eixos.
  • Reduz os custos de manutenção corretiva, já que não há molas e nem necessita de lubrificação.
  • Melhora o desempenho dos sistemas de controle e estabilidade, além de permitir o ajuste da quinta roda.

É por essas e outras que a Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários) está defendendo a aplicação da suspensão a ar também para todos os reboques e semirreboques. O que você acha dessa decisão? Deixe a sua opinião nos comentários!

*Com informações da Revista Transporte Mundial


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