Tudo que o caminhoneiro precisa saber sobre a febre amarela

Ao realizar viagens pelo país, os motoristas acabam passando por regiões que podem estar sofrendo surto de alguma doença, como é o caso mais recente da febre amarela. Por isso, a JS Peças preparou um texto com tudo que o caminhoneiro precisa saber sobre a doença. Confira a seguir:

A doença

Mas o que essa doença afinal? A febre amarela é uma enfermidade viral infecciosa grave. O  vírus é transmitido por meio da picada de mosquitos infectados. O mosquito responsável pela transmissão urbana da febre amarela é o Aedes aegypti (o mesmo da dengue). Após infectado, o ser humano serve como hospedeiro para infectar outros mosquitos e continuar passando a doença.

Sintomas

A maioria das pessoas infectadas não apresentam sintomas ou possuem sintomas brandos, que podem surgir rapidamente: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos. Esses sintomas duram até três dias. A forma mais grave da doença é rara, quando a pessoa pode sofrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), hemorragias e exaustão.

Mitos sobre a Febre Amarela

Um dos maiores problemas sobre a doença é a falta de informação ou a informação errada, como é o caso do mito de que os macacos transmitem a febre amarela. Esse dado, além de totalmente incorreto, causou preocupação desnecessária na população e estimulou a caçada e morte de diversos animais pelo medo da população de contrair a doença.

Prevenção

Existe uma série de cuidados que você pode tomar caso passe por uma área com surto de febre amarela. A principal forma de se prevenir contra é a vacinação, ideal para pessoas que moram em locais de risco ou irão viajar para áreas com surto da doença. Além disso, utilize repelentes para evitar ser picado por mosquitos e dê preferência para roupas que cubram todo o corpo.

Áreas de risco

O cuidado é ainda mais importante ao passar por regiões consideradas como áreas de risco. Atualmente, no território nacional, se encontram nessa lista todos os estados da Região Norte e Centro-Oeste, grande parte das regiões Sudeste e Sul e algumas cidades do Nordeste. Por isso, todo cuidado é pouco!

A saúde é um assunto muito importante para qualquer profissional e ninguém pode deixar o cuidado com o corpo de lado. Fique por dentro de dicas de saúde na nossa página do Facebook!

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também