06 sinais de que você precisa renovar sua frota de caminhões

A renovação da frota de caminhões da sua empresa pode garantir mais competitividade no mercado, maior produtividade e aumento da segurança para os motoristas e para as entregas.

Quando a renovação não ocorre aos primeiros sinais, os transtornos e os gastos se elevam. Por isso, um bom gestor de frotas precisa ficar atento aos indicadores que traremos a seguir. 

Quando realizar a renovação da sua frota de caminhões? 

 

#1 Constantes problemas mecânicos nos veículos da frota

Esse é um dos sinais mais claros para a renovação da frota. Por maior que seja o cuidado da empresa com a manutenção preventiva e corretiva de seus veículos, chega um momento em que o desgaste provocado pelo uso contínuo da frota simplesmente exige substituições. Nessa situação, é preciso considerar inclusive que os custos com reparos e trocas de peças podem se tornar muito elevados, fazendo com que as intervenções não valham a pena. 

Os constantes problemas mecânicos aumentam os custos da operação e prejudicam o tempo de uso em serviço, o que interfere diretamente na lucratividade da empresa e no nível de serviço da companhia. Caminhão parado é um problemão, né?

Por isso, caso os veículos de sua frota apresentem problemas mecânicos com certa regularidade, analise a situação com atenção e, se possível, priorize a substituição destes veículos.

#2 Tecnologia ultrapassada

Cada vez mais o mercado automotivo investe em tecnologias e inovações que tornam mais eficiente os novos veículos pesados. As melhorias focam em mais espaço para mercadorias, melhores condições para os motoristas e caminhões que gastam menos combustível. Quando a diferença na tecnologia dos caminhões atuais e os da empresa se torna muito elevada, é hora de pensar na renovação.

#3 Desvalorização da frota atual

A desvalorização no valor de venda da frota atual também é um fator que deve ser considerado. O ideal é que as empresas utilizem os veículos sempre ao longo de uma vida útil média de cinco anos. Assim, é possível aproveitar ao máximo o investimento e trocar a frota quando ela ainda tem um bom preço de revenda.

Veja também: 6 dicas para reduzir os custos de uma frota de caminhões

#4. Processo de padronização

A padronização da frota faz com que sua empresa seja mais lembrada e reconhecida no mercado, já que os veículos estarão com a sua marca. Além disso, o custo de manutenção pode diminuir, já que é possível comprar maiores quantidades daqueles componentes que exigem reposição constante, pois servem a todos os veículos. O que torna os preços bem mais vantajosos

#5 Sustentabilidade

Caminhões são veículos conhecidos por consumirem bastante combustível e, consequentemente, emitem muito gás carbônico, o que os torna menos sustentáveis. O público atual está atento e preocupado com o meio ambiente, e a poluição desenfreada pode criar uma imagem negativa para o seu negócio. 

A renovação de frota de caminhões é uma forma prática de lidar com isso, pois modelos recentes emitem menos gás carbônico e também costumam ter um consumo de combustível eficiente, o que reduz seu consumo e a quantidade de poluentes emitidos.

Veja também: 4 dicas para reduzir os impactos ambientais do caminhão

#6 Gasto com combustível acima do normal 

Quando a depreciação do veículo já atingiu um certo estágio, é possível notar um aumento no consumo de combustível. É necessário dobrar a atenção e verificar se algum caminhão da empresa está gastando mais combustível do que o normal. Se for o caso, é um sinal de avaliar a necessidade de renovar a frota. 

Agora já sabe, né? E fique de olho em nossas redes sociais que sempre trazemos dicas e informações relevantes para os gestores de frotas. 

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também