10 dicas de direção defensiva para caminhoneiros

Todo mundo que tem CNH já ouviu falar em direção defensiva. A disciplina é item obrigatório durante o curso teórico e prático para se habilitar. Mas, infelizmente, diante dos altos índices de acidentes de trânsito, uma minoria de condutores brasileiros coloca em prática seus pilares. Que tal fazer diferente e renovar seus conceitos na condução do seu bruto?

Iniciante ou não no trecho, a direção defensiva pode te ajudar a controlar melhor o caminhão e prever acidentes, deixando a viagem muito mais segura. Afinal, caminhoneiro prevenido vale por dois. Então, confira as dicas que a JS Peças preparou para você seguir essa conduta:


1 - Antes de colocar o bruto na estrada, faça uma revisão completa. Cheque os níveis do óleo, pneus, freios, faróis e até a carga que você está levando.

2- Veículos maiores protegem veículos menores e pedestres. Segundo os princípios de direção defensiva, o caminhoneiro é o maior responsável por todos que circulam na via. É muita responsabilidade e, por isso, atenção redobrada!

3- Planeje-se! Descubra detalhes que podem facilitar sua viagem antes de partir, como por exemplo, onde é a melhor parada para descansar ou o posto que tenha o combustível mais barato.

4- Revise sempre as regras de trânsito. E sempre fique de olho nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para se manter atualizado.

5- Nada de ultrapassagens perigosas! Rodovias podem ser traiçoeiras até para motoristas experientes. Ande pela direita e só ultrapasse se o caminhão não estiver com uma carga muito pesada e no caso de ter um veículo de carga pesada em sua frente. Evite ainda ultrapassagens e transposições em pontes, lombadas, curvas ou trevos.

6- Foco sempre! Aparelhos eletrônicos e celulares distraem muito no trecho. Se esse for o seu caso, trate de tomar cuidado para não se surpreender.

7- Motorista cansado não é defensivo. Saber a hora de descansar é fundamental para evitar acidentes.

8- Não tenha pressa. A velocidade permitida na via deve ser respeitada, ainda mais no caso de ser um trecho novo para você. Lembre-se também de que trafegar abaixo da metade da velocidade permitida é infração de trânsito!

9- Cuidado redobrado em dias de chuva! Mantenha uma distância segura do veículo da frente, porque se precisar frear, não conseguirá fazer isso rapidamente.

10- Fique de olho em todas as situações ao seu redor. Você não pode colocar sua carga e muito menos a sua vida em risco. Desconfie de qualquer situação favorável demais!

Viu? Ter uma viagem segura só depende de você. E se tiver mais alguma sugestão pra completar nossa lista, fique à vontade para compartilhar nos comentários!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também