13 dicas para cuidar do motor do caminhão

Quando o assunto é motor de caminhão, esqueça aquela velha máxima “na hora que estragar, eu troco”. Estamos falando do coração do veículo e, acima de tudo, do item mais caro de todos. Caminhoneiro ou frotista que deixa para cuidar desse compartimento só em último caso vai ter prejuízo na certa, e grande por sinal.

A manutenção corretiva do motor é famosa por tirar o orçamento do equilíbrio e afetar diretamente a credibilidade da frota ou do caminhoneiro autônomo, afinal, caminhão parado na estrada é sinal de entregas atrasadas.

Por isso, preparamos um guia completo para ser colocado em prática para manter o desempenho do motor do caminhão e de outros veículos a diesel sempre alta. Acompanhe a seguir!

1- O manual do fabricante é o seu guia

Seja honesto: quantas vezes você já deu uma olhada no manual do fabricante do caminhão que dirige ou dos veículos da sua frota? Não é uma rotina, mas deveria ser, afinal, ninguém entende mais da mecânica do bruto do que quem projetou cada detalhe.

O ideal é que o documento seja estudado a fundo pelo motorista, mantendo-o sempre por perto. A regra também vale para o gestor da frota ou para a equipe responsável por cuidar do desempenho dos caminhões. O manual deve ser ainda o guia de manutenção para o mecânico.

2- Atenção para os prazos de troca dos filtros!

Essa necessidade está diretamente ligada à qualidade do diesel brasileiro, altamente concentrado em enxofre. Se os filtros de ar, lubrificante e óleo não bloquearem corretamente essa e outras impurezas, o combustível pode danificar os anéis do motor.

É por isso que a agenda de trocas especificadas pelo fabricante, no manual do caminhão, precisa ser seguida à risca. Ao frotista, cabe criar um cronograma para cada veículo e acompanhar de perto se a substituição dos filtros está sendo feita no prazo recomendado.

3- E o nível do óleo do motor?

Também precisa ser verificado constantemente, pois rodar com o nível do óleo abaixo do recomendado é uma das principais causas de engripamento das árvores de manivela, os famosos virabrequins, essenciais para o bom desempenho do motor.

Nos veículos que possuem indicação eletrônica no painel, essa tarefa é mais fácil. Agora, se a checagem for manual - com a ajuda da vareta de nível de óleo -, estacione o caminhão num local plano e certifique-se de que o motor esteja frio.

4- De olho também no nível do líquido de arrefecimento

Outra causa importante do engripamento do motor, caso o caminhão rode muito tempo com o nível fora dos padrões recomendados. A reposição constante do líquido de arrefecimento é de falhas, como mangueiras furadas, falta de vedação da tampa do reservatório, radiador furado, válvula termostática engripada ou junta do cabeçote danificada. Vale a pena consultar um mecânico para resolver o problema o quanto antes.

5- Tem costume de rodar com o tanque mais vazio do que cheio?

O motor do seu veículo está perdendo o desempenho dia após dia por causa disso, viu? Isso porque quanto mais vazio o tanque de combustível, mais ar vai entrar para o motor e, consequentemente, mais sujeira e umidade. Isso também afeta o funcionamento dos filtros, que tendem a absorver menos impurezas do diesel.

O que fazer então? Por mais que o combustível não esteja com um preço tão favorável, encher o tanque é crucial para proteger o motor. Em caso de dúvida, pense no quanto a manutenção corretiva pode ser dispendiosa para o negócio e sair muito mais cara do que essa economia na hora de abastecer.

6- Limpe os purificadores de ar após cada viagem

Faça isso para manter o motor funcionando em potência máxima. E nem é um trabalho tão demorado, basta retirar o purificador (um por um) e, em seguida, bater levemente a parte da borracha no chão, para soltar o barro ou outros detritos presos no filtro.

Costuma usar compressores de ar? Então pode parar agora mesmo! Por serem feitos com um material similar ao papel, têm pouca resistência à umidade e, caso estejam sujos, podem molhar o purificador. No futuro, essa manutenção vai doer no orçamento.

7- Cuidado especial com o filtro separador de água

Essa peça é bem pequena, mas se não for drenada diariamente, pode causar um estrago grande no motor. O filtro separador de água é responsável por impedir a passagem de líquidos para o sistema de injeção e a atenção deve ser redobrada depois de viagens por regiões chuvosas ou com alta umidade.

8- De olho na qualidade do combustível

O preço na bomba está mais barato do que o praticado na região? Desconfie, pois combustível adulterado pode resultar num gasto exorbitante se o motor for danificado. O ideal é que todo gestor de frota faça uma listagem dos postos confiáveis de cada rota, além de orientar os motoristas sobre a obrigatoriedade de abastecer somente nesses locais, sob o risco de sofrer punições.

9- A regra também vale para oficinas mecânicas

Os veículos a diesel possuem uma mecânica peculiar, com especificidades que devem ser observadas com cuidado na hora da manutenção. Por isso, não arrisque o desempenho do motor e de outros compartimentos do caminhão ao colocá-lo nas mãos de um mecânico inexperiente. Vale a pena, inclusive, verificar se a equipe da oficina escolhida passou por treinamentos junto ao fabricante.

Veja mais: O que não pode faltar em uma oficina mecânica para veículos a diesel?

10- Invista em manutenção preditiva

Cada vez mais frotas estão adotando práticas de manutenção preditiva para manter os veículos rodando no trecho por mais tempo. Também resulta em menos gastos com manutenção corretiva, especialmente de itens do motor.

Já falamos por aqui sobre como implantá-la na gestão da frota. Vale a pena clicar aqui para conferir nossas dicas.

11- Evite altas velocidades

Além de imprudente, podendo causar avarias na carga, acidentes e multas, essa prática aumenta a temperatura do motor, graças à rotação maior. A médio prazo, forçar o caminhão a rodar em alta velocidade gera desgastes desnecessários dos itens do motor e consequente queda no desempenho.

Por isso, o frotista deve ficar de olho nesse quesito, investindo inclusive num sistema de rastreamento, para acompanhar cada veículo de perto.

12- Fique atento aos sinais que o motor está dando

O desempenho do motor não diminui sem dar indícios. Um barulho anormal, a fumaça espessa que está saindo pelo escapamento, o aumento no consumo de diesel… Tudo isso pressupõe que tem algo errado acontecendo. O importante é não postergar a visita à oficina mecânica.

13- Opte sempre por peças genuínas

Na hora de trocar qualquer item do motor, do óleo a uma peça de grande porte, tem muito caminhoneiro e gestor de frota que ainda não segue essa premissa básica de manutenção. Essa é uma das principais causas de pane no motor e, consequentemente, em veículo parado no trecho e desgaste junto à clientela.

Por isso não dá pra bobear, até porque você já sabe: peças genuínas com o melhor preço do mercado é na JS Peças. Fale com um consultor de vendas na loja mais perto de você e aproveite nossas condições especiais para compra no atacado.


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