4 dicas para reduzir os impactos ambientais do caminhão

Mudar as atitudes do dia a dia em prol das questões ambientais deve ser uma ação na vida de todos, já que os efeitos negativos dos impactos ao meio ambiente atingem a sociedade em geral. 

Por isso, é fundamental, que você, estradeiro, também se atente a todas as possibilidades de redução dos efeitos do seu caminhão na natureza e colabore com um trecho, e um mundo inteiro, mais sustentável.

Quais são os impactos ambientais do caminhão?

Infelizmente os processos produtivos da fabricação de um caminhão ainda são muito agressivos ao meio ambiente e envolvem muitas perdas na forma de subprodutos, que podem acabar causando os mais diversos tipos de poluição e danos, como emissões de poluentes atmosféricos, geração de resíduos sólidos e também esgotos.

 E quando vai para a estrada, o bruto continua gerando alguns poluentes por conta do seu combustível, afinal, para comportar o volume de energia necessária para movimentá-lo, ainda é preciso utilizar o diesel, que segundo especialistas, pode chegar a poluir sete vezes mais que a gasolina. 

Uma vez emitidos, esses poluentes atmosféricos vindos do diesel ainda podem reagir entre si ou sofrer quebra pela ação da luz, formando ainda outros poluentes secundários, como ozônio, por exemplo.

 

Como reduzir os impactos ambientais do caminhão?

Hoje já podemos encontrar alguns programas de incentivo à redução dos impactos ambientais dos caminhões, como por exemplo o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve)

Mas como ainda são poucos e insuficientes, é importante ressaltar a importância do que você, caminhoneiro ou frotista, pode fazer, com atitudes de rotina para reduzir o impacto ambiental dos veículos pesados ao longo do trecho. 

Por isso, listamos três dicas simples que podem te ajudar a se tornar um caminhoneiro ou frotista mais sustentável:

#1 Utilize combustíveis de qualidade

Enquanto a substituição do diesel ainda é uma realidade distante, você pode fazer escolhas mais conscientes na hora de decidir qual o combustível a ser utilizado.

Lembre-se sempre de utilizar combustíveis com boa procedência, de distribuidores devidamente certificados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Além de cuidar do meio ambiente, você também garante um aumento no rendimento do combustível e na durabilidade do caminhão.

#2 Faça manutenção preventiva

O objetivo das manutenções preventivas é garantir que o caminhão rode sempre com a melhor performance. Ou seja, quando se evita paradas ou problemas inesperados, você também reduz o impacto ambiental do caminhão, através da manutenção da qualidade do processo de combustão. 

Para te ajudar com a agenda de reparos, confira nosso Checklist de Manutenção Preventiva. Você ainda pode baixar uma planilha exclusiva para realizar o acompanhamento de cada manutenção e não deixar passar nenhum prazo, de forma prática e sem complicações. 

#3 Renovação do veículo

A tecnologia envolvida na indústria era menos evoluída há alguns anos, por isso veículos antigos acabam gerando muito mais poluição ambiental. 

Muitas vezes, a emissão de gases que poluem o ambiente em excesso é reflexo de outros problemas do seu bruto, então caso seu caminhão seja seu companheiro de longa data, pode ser a hora de refletir sobre trocar por um modelo mais novo.

#4 Treine seus motoristas para a direção econômica

Além de reduzir os custos operacionais, treinar os motoristas para a direção econômica é essencial para economizar combustível e, consequentemente, a emissão de poluentes durante as viagens. 

Basicamente, a direção econômica é a prática de conduzir o caminhão da maneira mais eficiente de acordo com o trajeto a ser executado. Consiste na correta utilização dos mecanismos do veículo (direção, aceleração, frenagem e transmissão) para lidar com as situações que surgem ao longo da rota, como subidas, descidas, curvas, retas, paradas e arrancadas.

Desta forma, o motorista é capaz de otimizar a eficiência energética do veículo, reduzindo o consumo de combustível, desgaste mecânico e aumentando a segurança durante a rota.

Várias frotas já oferecem cursos internos de direção econômica e o caminhoneiro autônomo pode buscar os treinamentos oferecidos pelo SEST/SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte).

O primeiro passo para que você, caminhoneiro, contribua para reduzir os impactos ambientais do seu caminhão é a mudança de postura e buscar se informar mais sobre o assunto. Podemos contar com você nessa jornada?


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também