5 ações simples que vão tornar a sua frota sustentável

Não é de hoje que a responsabilidade ambiental está no centro do debate em toda a sociedade. Na mídia, na universidade, nas empresas, cada vez mais a sustentabilidade dá o tom do que pretendemos e planejamos para o nosso futuro. O segmento logístico, como qualquer outro da economia, também tem refletido muito sobre o tema e avançado com propostas e ideias concretas. 

O fato é que no mercado de hoje, integrar os valores sustentáveis no dia a dia da frota é fundamental para que o gestor garanta um menor impacto ambiental, consiga reduzir os custos de operação e - atenção - mantenha uma boa imagem da sua marca.

Este post é exatamente sobre isso, para que juntos possamos entender a relevância deste tema e aprofundar um pouco mais sobre as medidas que o gestor deve tomar para ter uma frota sustentável. Bora nessa viagem com a gente?

Fique atento às dicas

Ser sustentável - ou seja, produzir riquezas de forma a não comprometer recursos naturais para as gerações futuras - tornou-se uma imposição do mercado. O setor automobilístico, por exemplo, trabalha para que os veículos saiam de fábrica cada vez mais sustentáveis. 

São muitos os clientes e empresas que utilizam esse critério, o nível de emissão de gases, na hora de escolher ou contratar um fornecedor de transporte de cargas. Diante de um cenário como esse, ações ecologicamente corretas e viáveis precisam estar na pauta de sua empresa. Fique atento às dicas que preparamos para você e vamos juntos:

1) Invista na conscientização dos seus motoristas

Por mais iniciativas que você tome no sentido de manter uma frota sustentável, não há alternativa: é essencial conscientizar sua equipe de caminhoneiros, isso porque a forma de dirigir tem impacto direto no consumo de combustível. O EcoDriving (ou Eco-Condução) simboliza um estilo de condução que permite minimizar o consumo de energia. 

Por isso, capacite seus motoristas a partir deste conceito, com vistas à redução do consumo de combustível e, consequentemente, da emissão de gases poluentes. Conduzir em baixas rotações e em velocidades moderadas são exemplos de EcoDriving.

2) Escolha modelos mais econômicos e sustentáveis

Sem dúvida, os veículos estão entre os principais agentes poluidores no mundo. Em média, estima-se que sejam responsáveis por 90% da poluição das grandes cidades. Por isso, a escolha dos modelos que vão compor a sua frota é fundamental para reduzir emissões e garantir uma operação eco-friendly. 

Dê preferência a caminhões e ônibus que já possuam algum tipo de mecanismo redutor de poluição, como os que atendem às normas do PROCONVE. Já existem motores capazes de utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre, o que reduz a emissão de gases geradores do efeito estufa. Lembre-se: cada detalhe faz diferença na hora de escolher o modelo mais eficiente e sustentável.

3) Utilize recursos de telemetria

O uso de equipamentos de rastreamento e localização - ou telemetria, permite um controle completo de itens relacionados ao veículo e ao motorista, como por exemplo o tempo de frenagem, velocidade média, velocidade por trecho, distâncias percorridas, tempo de parada, entre outros. A análise precisa desses dados, integrados a uma gestão tecnológica de frotas, possibilita à sua empresa elaborar rotas que consumam menos combustível, bem como identificar o padrão de direção mais econômico para cada trecho.

4) Programe as manutenções preventivas

A manutenção preventiva é a maior aliada de uma frota sustentável, pois ajuda a aumentar a vida útil dos veículos, garantindo um bom desempenho na estrada e economia na queima de combustível. Não é por acaso que os veículos saem de fábrica com um calendário predefinido de revisões e manutenções.

Esse cuidado é de extrema importância para que eles rodem sempre em suas melhores condições. Não esqueça também que a manutenção dos veículos se reflete diretamente na necessidade de renovação da frota.

Veja mais: Confira checklist para realizar manutenções preventivas eficientes

5) Planeje a melhor roteirização possível

Pensar cada rota antes de realizá-la, avaliando todas as entregas e atividades agendadas, é fundamental para economizar combustível, bem como o próprio veículo, que sofre menos desgastes. Para isso, você deve considerar alguns pontos para tomar a decisão mais acertada, otimizando as rotas:

  • Fique atento ao limite de carga, uma vez que o sobrepeso prejudica a segurança, a durabilidade e o consumo do caminhão, desgastando também as rodovias.

  • Cruze as informações de entregas, evitando a realização de viagens improdutivas e otimizando o cumprimento dos prazos.

  • Observe os horários de tráfego mais intenso, levando em conta que vários locais têm horários definidos para a circulação de veículos pesados. Observe também o tráfego geral, pois engarrafamentos aumentam (e muito) o consumo de combustível.

No caminho da sustentabilidade

Com essas iniciativas, você já dá a partida num processo eficiente de sustentabilidade de sua frota. O segredo é não deixar essas mudanças para amanhã, comece a implantá-las hoje mesmo. Lembre-se que quanto mais cedo você estabelecer isso na sua empresa, mais rápido você verá os resultados. Não se esqueça também de determinar metas de consumo, de economia e outros indicadores que julgar importantes. 

Outro ponto importante para manter sua frota sustentável é ter um cuidado especial com as peças de cada um dos veículos da sua frota. E, para isso, você pode contar sempre com a parceria e a qualidade da Rede JS Peças, presente em 15 estados, num total de 23 filiais espalhadas pelo Brasil, à sua disposição.

Obrigado pela companhia e vamos seguir juntos. Sempre que quiser mais dicas para aplicar na gestão de sua empresa, dê uma passadinha aqui no blog e confira os conteúdos.

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também