5 cargas altamente lucrativas para 2020

Nesse momento, diversos tipos de mercadorias estão circulando pelas rodovias brasileiras. Já somos o país que tem a maior concentração rodoviária de transporte de cargas entre as principais economias do mundo, segundo dados do Banco Mundial. A grande pergunta é: qual delas pode gerar o maior retorno financeiro para a sua frota? 

Dependendo do tipo, peso e especificações, algumas cargas pagam mais que outras, mas isso não significa que sejam mais rentáveis. A saída é analisar fatores diretos e indiretos que podem aumentar ou diminuir os custos durante a viagem, como riscos de transporte, impacto sobre o veículo, tempo gasto e investimentos necessários para o serviço. 

Pensando nesses desafios, selecionamos as 5 opções de cargas mais relevantes do momento para você colocar seu caminhão na estrada sabendo que fez um bom negócio. 

1 - Cargas secas
Fazem parte deste grupo as mercadorias não perecíveis, que podem ser transportadas independentemente do tempo: sol, chuva, calor e frio. Por conta disso, são relativamente fáceis de serem levadas de um ponto a outro. 

Conheça alguns exemplos:
- Encanamento
- Ferragens
- Materiais para construção
- Madeira
- Móveis
- Produtos alimentícios não perecíveis

2 - Cargas de elevado valor
O transporte de mercadorias muito caras requer responsabilidade. Não é atoa que essa categoria está entre as que pagam os maiores valores de frete. Para cobrir os custos relacionados à prevenção de riscos e combate ao furto de cargas deve ser cobrada uma taxa de gerenciamento de risco, calculada com base em um percentual sobre o valor da nota fiscal. 

3 - Cargas frigoríficas 
Com grande demanda no mercado, as cargas frigoríficas são subdivididas em duas categorias: 

- Perecíveis (frutas, legumes e verduras)
- Congeladas (carnes, aves, frutos do mar e alimentos congelados no geral)

Via de regra, as distâncias percorridas não podem ser muitos longas, o que indica menores custos com combustível. Em contrapartida, tais cargas necessitam de caminhão frigorífico para atender às exigências de higiene e refrigeração. Esses veículos exigem mais manutenção, mas o pagamento consegue custear o serviço. 

4 - Cargas perigosas
São aquelas que oferecem riscos ao meio ambiente e às pessoas por serem instáveis, explosivas ou contaminantes. Para trabalhar com elas, é necessário atender a exigências de segurança muito específicas e usar veículo equipado para o tipo de carga a ser transportada. Obviamente, quem solicita esse tipo de serviço precisa pagar um valor condizente com o perigo e nível de preparo necessário.

Conheça as cargas mais lucrativas dessa categoria:
- Explosivos
- Gás natural
- Gases tóxicos
- Material corrosivo ou explosivo
- Petróleo
- Sólidos ou líquidos explosivos

5 - Cargas de medicamentos
Entre os diversos tipos de cargas lucrativas, essa é uma modalidade que oferece bom retorno sem muitos riscos. No entanto, exige muita burocracia. É necessário seguir as recomendações do fabricante, portar licença de transporte assinada pelo farmacêutico responsável e atender a legislações muito específicas, dadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 

Por conta disso, não há muita concorrência: oportunidade para quem deseja entrar para esse mercado altamente lucrativo.

E aí, gostou das nossas dicas?

Continue acompanhando o blog e compartilhe nos comentários o que você gostaria de ver por aqui.


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também