5 dicas infalíveis para preservar a embreagem
Preservar a embreagem de um caminhão é essencial para garantir seu bom funcionamento e evitar gastos desnecessários com reparos. Por isso, aqui estão cinco dicas infalíveis que vão te ajudar:


1 - Evite
segurar o caminhão na embreagem 

Ao parar o caminhão, evite manter o pé pressionando o pedal da embreagem constantemente. Isso causa desgaste prematuro no disco e pode levar a problemas de funcionamento. Use o freio de mão e engate a marcha neutra sempre que possível.


2 - Não faça arrancadas bruscas 

Evite acelerar o caminhão rapidamente e soltar a embreagem de forma abrupta. Esse tipo de arrancada coloca uma carga excessiva na embreagem, resultando em desgaste acelerado. Realize as trocas de marcha de forma suave e gradual.


 

3 - Faça o ajuste correto do pedal 

O pedal da embreagem deve ter uma folga adequada. Verifique o manual do caminhão para obter informações específicas sobre o ajuste correto. Um pedal mal regulado pode causar desgaste prematuro e comprometer o funcionamento da embreagem.

 

4 - Evite sobrecargas excessivas

Evite sobrecarregar o caminhão além de sua capacidade de carga recomendada. O excesso de peso coloca uma pressão adicional na embreagem, resultando em maior desgaste. Respeite os limites de carga indicados pelo fabricante.

 

5 - Faça manutenções regulares com a Eaton

Realize as manutenções recomendadas, incluindo a verificação do sistema de embreagem. Substitua os componentes desgastados no momento adequado para evitar danos maiores. Para dar aquela forcinha, a Eaton oferece uma linha completa de conjuntos de embreagens, platôs, discos, mancais e garfos de acionamento. São diversos modelos que se enquadram com os veículos das principais montadoras de caminhões do Brasil.



Com essas dicas, você consegue preservar a embreagem do seu caminhão e poupar gastos.  
 
Mas, se mesmo assim precisar de manutenção, a Rede JS Peças te ajuda a adquirir peças originais Eaton que são testadas e aprovadas pelas principais montadoras. Com elas, você tem alta durabilidade, confiabilidade, segurança e muito mais. 

Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também