5 principais problemas mecânicos de veículos a diesel

Seja caminhão, ônibus ou picape, os veículos a diesel tendem a apresentar problemas parecidos. E você, amigo mecânico, já deve ter se deparado com eles em muitas situações, não é? Sendo tão recorrentes, é possível identificar com mais facilidade algumas dessas principais falhas, que podem ter diversas razões para aparecerem. 

Saber reconhecê-las de prontidão contribui, e muito, com a qualidade do seu trabalho, e também economiza tempo ao avaliar as causas do problema. Assim, é possível fazer os reparos necessários de forma mais assertiva sem que o veículo, e seu cliente, precisem ficar parados por tempo desnecessário. Por isso, separamos a seguir, 5 problemas mecânicos mais comuns em veículos a diesel. Confira!

 

#1 Perda de força no motor

Nas oficinas mecânicas, sempre aparecem veículos com problemas no motor, principalmente relacionado à perda de força. Mais evidente durante os trajetos com subidas acentuadas, essa falha é bastante recorrente em ônibus e caminhões.

Isso pode revelar: 

- Defeitos nos injetores ou no intercooler; 

- Combustível de má qualidade; 

- Filtros de ar e diesel obstruídos; 

- Desgaste no turbo compressor ou nos pistões. 

Mas além da perda de força no motor, essas falhas também podem gerar ruídos e até problemas na combustão. 

Veja mais: A importância de trocar os filtros do caminhão na hora certa

 

#2 Fumaça com cores estranhas

Outro sinal que os veículos a diesel podem dar quando estão com algum defeito é a saída de fumaça com cores estranhas, podendo ser: muito claras, escuras ou azuladas. Quando muito clara, a fumaça pode indicar que há evaporação de água junto com o combustível, relacionado à mudança de temperatura no ambiente, ou que a queima do combustível não está ocorrendo de forma adequada.

Já quando o escape apresenta fumaça mais escura, ou até preta, é um indício de desequilíbrio entre o ar e o combustível. Geralmente, o problema ocorre por conta de defeitos em um injetor, na bomba de injeção, filtro de ar, válvula ou no turbocompressor. Caso o veículo apresente fumaça azulada, isso sugere que há uma queima excessiva de óleo lubrificante e requer uma avaliação do motor, podendo apresentar desgaste nas camisas, pistões e/ou seus anéis.

 

#3 Falta de estabilidade

A suspensão, direção, conjunto de rodas e pneus também são componentes que apresentam falhas muito recorrentes entre ônibus, caminhões e picapes, gerando a falta de estabilidade no veículo. Em casos como este, é importante avaliar: 

- Calibragem e estado dos pneus; 

- Balanceamento das rodas;

- Rolamentos dos cubos;

- Molas da suspensão;

- Amortecedores;

- Terminais de direção;

- Caixa de direção.

 

 #4 Ruídos na transmissão

Quando há ruídos estranhos, dificuldades ao trocar as marchas do veículo ou elas escapam com facilidade, é importante fazer o reparo imediatamente. Ao encontrar casos como esses, há alguns pontos que você, mecânico, deve verificar. 

O problema pode ser no sincronizador, peça responsável pelo encaixe das marchas, nos anéis sincronizadores ou sistema de embreagem. Também é possível que as falhas estejam relacionadas ao trambulador, que faz a comunicação entra a alavanca de câmbio e a caixa, ou à falta de lubrificante no sistema.

Veja mais: Monte o plano de negócios da sua oficina em 5 passos

 

#4 Freios com barulhos

O último item da nossa lista pode ser um dos problemas mecânicos de veículos mais recorrentes: freios com barulhos. É comum que os ruídos estranhos apareçam junto com as frenagens ineficientes, indicando que a lona ou as pastilhas de freios devem ser trocadas. É importante avaliar a condição dos discos e tambores de freio, que podem estar empenados, com desgaste, trincas ou calos. Além disso, é recomendável sempre verificar o sistema pneumático do veículo, pois esses ruídos e falhas aparecem também em casos de vazamentos e danos em suas válvulas. 

 

E na hora dos reparos… 

Optar por peças de reposição genuínas deve ser uma prática em toda oficina mecânica, pois isso garante a eficiência da manutenção e com certeza vai garantir a confiança do seu cliente. E pode ficar tranquilo, porque isso a gente resolve junto! Na Rede JS Peças você encontra um estoque completo de peças originais para caminhões, ônibus e picapes, com garantia de procedência, as melhores marcas do mercado e condições especiais de pagamento para clientes CNPJ. 

Quer saber mais? Baixe nosso catálogo de produtos ou solicite um orçamento on-line.


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também