6 atitudes para conservar os amortecedores do caminhão

Todo estradeiro apaixonado pela profissão, ou que tenha um mínimo de conhecimento sobre mecânica, sabe que os amortecedores são essenciais para a segurança no trecho, ainda mais no caso de veículos pesados, cuja falta de estabilidade pode levar a consequências sérias. 

Os amortecedores são responsáveis por manter o contato dos pneus com o solo, garantindo a estabilidade do bruto em curvas, lombadas e irregularidades na estrada. O mal estado desses componentes está diretamente relacionado à segurança no trânsito, pois provocam maior desgaste dos pneus, menor estabilidade dos veículos ao fazer curvas e mau funcionamento dos freios, que não deixam de funcionar, mas fazem com que a distância necessária para que o caminhão pare quando acionado é bem maior, o que é muito perigoso.

Já viu que o assunto é sério, não é mesmo? Por isso, em parceria com a Cofap, a gente preparou um guia com as principais atitudes que todo motorista de pesado ou gestor de frota deve ficar de olho para preservar a vida útil dos amortecedores, economizar na hora da manutenção preventiva e garantir mais segurança nas viagens. Vem com a gente! 

 

#1 Evite o excesso de carga

Com certeza, esse é um dos grandes vilões que prejudicam as funções dos amortecedores, levando à troca prematura e aumentando consideravelmente os custos com manutenção corretiva em todo o sistema de suspensão e pneus. 

Já falamos aqui no blog sobre as 4 principais formas de evitar o excesso de carga no caminhão. Vale a pena relembrar nossas dicas! 

 

#2 Respeite os limites de velocidade

A alta velocidade combinada com a qualidade do asfalto das rodovias brasileiras exige muito dos amortecedores de um caminhão, ainda mais se for necessário realizar uma freada brusca. Passar em alta velocidade sobre buracos e lombadas também é prejudicial.  

Vale lembrar ainda que essa atitude aumenta os riscos de tombamentos e acidentes envolvendo outros veículos no trecho. Por isso, todo cuidado é pouco.

 

#3 Observe sempre a eficiência de frenagem do seu pesado

Problemas nos amortecedores afetam a qualidade do atrito dos pneus, o que pode levar à redução na eficiência na hora de frear o caminhão. Se a aderência com o solo reduz, há menos atrito e fica mais difícil segurar o peso do bruto ao frear. 

Como consequência, há um aumento na distância de frenagem, o que pode ser bastante perigoso, principalmente em emergências ou em condições adversas, como chuva, que naturalmente já prejudicam a aderência dos pneus. 

Ficar atento a esse detalhe pode ser fundamental não apenas para saber a hora de fazer a troca dos amortecedores, mas para evitar acidentes. 

Veja mais: Como cuidar da suspensão do caminhão? 

 

#4 Fique atento aos indicativos de manutenção preventiva

Caso o caminhão ou ônibus apresente alguns desses sinais, é bom dar uma passada na oficina para olhar os amortecedores: 

- Vazamento de óleo;

- Ruídos na suspensão;

- Balanço excessivo depois de freadas e arrancadas;

- Perda de constância nas curvas;

- Redução do contato do pneu com o solo e do controle da suspensão.

Uma coisa é certa: investir na manutenção preventiva desse componente vai evitar muita dor de cabeça. 

Veja mais: Como a manutenção preventiva pode reduzir em 30% os custos com o caminhão


#5 Faça o alinhamento e o balanceamento regularmente

O caminhão, assim como os demais veículos, é projetado para funcionar sobre conjuntos de rodas e pneus em perfeito alinhamento, paralelos uns aos outros e em um ângulo com o solo determinado pelo fabricante. Isso garante a máxima eficiência não só dos amortecedores, mas do eixos, rolamentos, suspensão e uma série de outros componentes ligados às rodas. 

Por isso, alinhar a direção e fazer o balanceamento regularmente está diretamente relacionado ao estado de conservação dos amortecedores. 


#6 Atenção para a lubrificação

A lubrificação é responsável por evitar que acumule sujeira nos amortecedores, bem como garantir a movimentação do veículo na estrada. Caso não estejam lubrificados de forma adequada, com certeza vai acontecer falhas nos componentes, perda de eficiência na frenagem, além da sobrecarga no sistema de suspensão. 

Lembrando que a lubrificação deve ser feita na oficina, por um profissional capacitado, ok? 


Agora, se a troca dos amortecedores é necessária… 

Economizar não é a melhor opção. Tem muito estradeiro por aí que cai no conto das peças recondicionadas, que têm vida útil menor e não oferecem a mesma eficiência dos amortecedores novos, colocando não só a própria segurança em risco, mas de todos os colegas do trecho. 

Por isso é importante investir em peças originais e que sejam específicas para a versão e o modelo do seu bruto. E nesse ponto, a Cofap é sempre muito recomendada, por atender grande parte da frota de veículos a diesel brasileira, com amortecedores de qualidade incontestável. 

E aqui na Rede JS Peças, você encontra a linha completa de amortecedores Cofap para veículos a diesel, com condições especiais de pagamento. Faça seu orçamento on-line agora mesmo.


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