6 motivos para todo caminhoneiro se vacinar contra a Covid-19

O calendário de vacinação contra a Covid-19 avança em todo o Brasil, oportunidade para que os caminhoneiros e trabalhadores do transporte rodoviário sejam imunizados. Mas ainda tem muita gente no trecho com dúvidas sobre a segurança das vacinas e acabam optando por não receber as suas doses. 

Essa é uma atitude preocupante, uma vez que a pandemia do novo coronavírus só poderá ser controlada, segundo os principais orgãos de saúde, quando uma grande parcela da população adulta brasileira estiver protegida contra ele. E isso impacta diretamente na rentabilidade dos caminhoneiros, afinal a gente sabe dos desafios que o setor de transporte vem enfrentando desde que essa crise começou. 

Por isso, para sanar as principais dúvidas sobre o assunto, reunimos os cinco principais motivos para que você, amigo caminhoneiro, tome a decisão de entrar para a lista de vacinados contra a Covid-19. Vale ressaltar que todas as informações foram retiradas de sites de instituições diretamente ligadas à saúde e ao controle da pandemia. Siga com a gente! 

 

#1 Porque as vacinas contra a Covid-19 são seguras

Com certeza você já foi impactado ou recebeu alguma informação falando que as vacinas contra o novo coronavírus colocam a saúde em risco, porque foram desenvolvidas em um curto espaço de tempo. Essa agilidade é totalmente explicável, viu? Olha só: 

1- Nunca a humanidade lidou com uma pandemia desse porte e por isso, os laboratórios de todo mundo focaram seu trabalho em encontrar uma vacina contra a Covid-19. Esse esforço mundial garantiu esse tempo recorde em relação a vacinas desenvolvidas anteriormente. 

2- Antes de estar disponível, toda vacina passa por um longo processo burocrático, envolvendo testes e aprovação em agências reguladoras (tipo a nossa Anvisa). Com a urgência da Covid-19, essas questões foram agilizadas, mas sem comprometimento à segurança de nenhuma vacina

3- Toda vacina está sujeita a causar efeitos colaterais, e isso não é exclusividade dos imunizantes contra o novo coronavírus - é por isso que toda criança tem algum tipo de efeito quando vacinada, por exemplo. Porém, todos os efeitos que podem acontecer (nem sempre acontecem) estão sob margens toleráveis e causam riscos infinitamente menores do que as complicações causadas pela Covid-19. 

Veja mais: 9 cuidados que a sua frota precisa ter para combater a Covid-19

 

#2 Porque as vacinas contra a Covid-19 são eficazes

A Organização Mundial de Saúde (OMS) só autoriza a utilização de uma vacina quando seu percentual de eficácia global é de 50% ou mais. Essa taxa de eficácia é determinada a partir de estudos clínicos entre um grupo de voluntários que recebem a vacina e outro que recebe um placebo (uma substância sem efeito contra o novo coronavírus). 

O cálculo de eficácia é feito analisando-se o percentual de pessoas que receberam a vacina e ficaram protegidas contra a doença. Os imunizantes que estão sendo utilizados nos brasileiros são eficazes, porque apresentam taxa de eficácia global acima de 50%.

ATENÇÃO! Vale ressaltar que a vacina não te impede de contrair ou transmitir a Covid-19. Ela diminui as chances de você desenvolver sintomas graves da doença e, consequentemente, o risco de morte. Por isso, não importa qual vacina você tome. O importante é optar pela imunização. 

Veja mais: Como melhorar o atendimento da sua oficina mecânica durante a pandemia? 

 

#3 Porque as vacinas reduzem o surgimento de novas mutações do coronavírus

Você já deve saber que o novo coronavírus sofre mutações e que elas podem ser muito mais perigosas, porque o seu comportamento é imprevisível. Nesse caso, quanto mais tempo as pessoas passam sem se vacinar, as chances dessas mutações aconteceram aumentam consideravelmente, porque o vírus permanece em circulação e sendo transmitido. Então, se chegou a sua vez de receber a vacina, não deixe para depois, porque a sua atitude vai impactar diretamente no controle da pandemia. 

 

#4 Porque as vacinas são a melhor estratégia para controlar a pandemia

De acordo com a OMS, ainda não há um medicamento eficaz para controlar os sintomas e problemas de saúde ocasionados pela Covid-19. Quando isso acontece, a maneira mais segura de controlar a doença é a vacinação, que tem o poder de diminuir a quantidade de hospitalizações ocasionadas por casos graves, além do risco de morte. 

Vale lembrar que alguns vírus que também se espalharam de forma massiva entre a população só foram controlados ou erradicados com vacinas, como é o caso da varíola e da gripe H1N1 (que inclusive, faz parte do calendário anual de vacinação brasileiro).  

 

#5 Porque se vacinar não é apenas uma escolha individual

Ao se vacinar contra a Covid-19, você vai ajudar no controle de uma doença que está impactando não apenas a saúde mundial, mas com consequências econômicas e sociais muito sérias para todos nós. Por isso, a sua escolha vai ser sentida por todos. 

 

#6 Porque mesmo com a pandemia, você continua no trecho

Os caminhoneiros continuaram seu trabalho com muita dedicação durante a pandemia, para garantir o abastecimento do Brasil num momento tão difícil. Como o risco de contaminação nesse trabalho é considerado alto, é importante que todo caminhoneiro opte pela vacina, não só pela própria proteção, mas de todos os envolvidos na cadeia de transporte rodoviário. 

 

Para finalizar…

Os cuidados preventivos contra a Covid-19 não podem parar, porque grande parte dos brasileiros ainda não foram imunizados. Bora relembrar os principais deles? 

- Higienize as mãos com frequência usando água e sabão ou álcool 70%. 

- Use máscara sempre que sair da boleia e mantenha a distância de segurança de 2 metros. 

- Cubra a boca e o nariz com lenços de papel ou com a dobra do braço sempre que tossir ou espirrar.

- Evitar lugares fechados e aglomerações de pessoas.

- Faça a higiene nasal com lenços ou toalhas descartáveis.

- Em caso de sintomas gripais, procure uma unidade de saúde e faça o isolamento consciente, para evitar a transmissão para famílias e amigos. 

E aí, vai vacinar ou não? Esperamos que depois dessa leitura, você responda sim! 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também