7 dicas para cuidar da saúde na estrada

Ser motorista de caminhão nem sempre é fácil. São muitas horas seguidas na estrada, na maioria das vezes cumprindo prazos apertados e sujeito a diversos riscos de percurso, o que pode levar a uma rotina com pouco ou nenhum exercício físico, má alimentação e privação de sono, afetando diretamente a saúde. Sendo assim, é comum que caminhoneiros desenvolvam problemas como distúrbio do sono, estresse, doenças cardíacas, hipertensão, refluxo gástrico e distúrbio no aparelho locomotor. 

Parece até que o cuidado com a saúde não combina com o dia a dia do trecho, mas não é bem assim! Com alguns ajustes, é possível sim manter hábitos saudáveis, mesmo rodando por todo o país. Continue lendo para conferir as dicas! 

Veja mais: 5 problemas de saúde mais comuns entre caminhoneiros do que você imagina

#1 Atenção para a postura

Ficar muitas horas dirigindo sem interrupções faz com que o motorista permaneça em uma  mesma posição, o que, junto a uma postura incorreta, tem como consequência dores por todo o corpo e até lesões. Mas é possível tomar algumas atitudes para evitar isso, e uma delas é justamente corrigir a postura ao volante.

O ideal é manter a coluna reta e o banco do caminhão em uma posição de 90 graus e, se não for possível, busque soluções como encostos para o assento, por exemplo. Seu pulso também precisa encostar no alto do volante com facilidade, isso evita uma sobrecarga da coluna e auxilia na hora das manobras. 

#2 Faça alongamentos

Você sabia que fazer alongamentos, além de evitar câimbras, ajuda a prevenir problemas circulatórios e musculares? Pois é, e com cinco minutinhos do dia você pode fazer os seguintes exercícios:

- Braços: para aliviar a tensão e melhorar a flexibilidade, estique um de seus braços e coloque-o próximo ao peito, na horizontal, enquanto usa o outro braço para pressionar o cotovelo contra o corpo. Fique assim por 15 segundos e repita o processo com o outro.

- Ombros: comece fazendo pequenos movimentos lentos e circulares com os ombros em uma mesma direção. Depois de dez vezes, repita o processo na direção contrária.

- Costas: entrelace os dedos das mãos, estique os braços para frente e deixe as palmas viradas para fora. Ao mesmo tempo, estique as costas o máximo que puder.

- Coluna cervical: para aquelas dorzinhas no pescoço, você deve juntar as mãos atrás da cabeça, colocar o queixo no peito e empurrar por alguns segundos.

- Peitoral: sabe o exercício para as costas? É só fazer ao contrário. Estique os braços atrás do corpo e entrelace os dedos das mãos.

- Tornozelos: uma ótima dica para quando você estiver parado no trânsito, é só girar os pés lentamente dez vezes para cada lado e depois relaxá-los. É simples, mas vai ajudar o sangue a circular melhor pela região, o que evita dores.

#3 Tenha uma alimentação equilibrada

Cuidar da alimentação e hidratação durante o trecho ajuda a prevenir várias doenças, como hipertensão, obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares. Além disso, comer alimentos mais saudáveis irá ajudar a combater o cansaço, fadiga e sonolência ao volante. 

Além de priorizar legumes e verduras na hora do almoço, busque também levar na cabine alguns lanchinhos, como frutas e sanduíches, pois, além de evitar industrializados, você não ficará horas a fio sem comer. E não se esqueça de ter em mãos uma garrafinha d’água para se hidratar no caminho.  

#4 Durma bem

Pode parecer tentador dispensar algumas horas de sono para cumprir mais rapidamente os prazos, mas as consequências disso podem custar caro, tanto para a saúde quanto para a sua segurança. Noites mal dormidas afetam todo o corpo, podendo trazer consequências como baixa imunidade, obesidade, diabetes e doenças cardíacas. 

Sobre a segurança, uma pesquisa feita em 2019 pela Associação Brasileira de  Medicina de Tráfego (ABRAMET), em parceria com o CRM e a Academia Brasileira de Neurologia, indicou que 42% dos acidentes nas ruas e estradas do país são causados pelo sono e 18% são resultado da fadiga excessiva. Juntos, são responsáveis por 60% dos acidentes de trânsito. Por isso, ao planejar suas jornadas, separe no mínimo sete horas para uma noite bem dormida. Lembrando que a jornada diária de trabalho não pode ultrapassar 12 horas, viu? 

Veja mais: 7 direitos dos caminhoneiros para você ficar de olho

#5 Faça exercícios físicos regularmente

Manter uma rotina de exercícios quando se passa a maior parte do tempo na estrada parece até impossível, mas é possível sim. Que tal utilizar as paradas para fazer uma caminhada de 30 minutos, por exemplo? Ou se a sua rotina não for tão intensa, considere manter alguma atividade física em sua cidade por três vezes na semana, como academia ou corrida. 

Os benefícios para a saúde são vários, como a melhora da saúde mental, redução da pressão arterial e dos riscos de doenças crônicas, diminuição do estresse e fortalecimento do sistema imunológico como um todo. 

#6 Use filtro solar todos os dias

Esse é um cuidado básico que todo mundo deveria ter na rotina, mas para quem passa grande parte do dia nas estradas, a exposição aos raios UVA e UVB são ainda mais frequentes, o que aumenta as chances de um câncer de pele, por exemplo. 

O recomendado é usar diariamente protetor solar nas áreas expostas ao sol, como rosto, pescoço, colo e braços, fazendo a reaplicação sempre que necessário durante o dia. Aposte também em óculos de sol em suas viagens, pois são bons aliados para proteger os olhos dos raios solares. 

#7 Faça exames preventivos 

Não é só o caminhão que precisa de manutenção preventiva, viu? Estar com os exames médicos de rotina em dia é a melhor forma de se cuidar e até mesmo descobrir com antecedência possíveis problemas, o que facilita na hora dos cuidados e tratamentos. 

Depois dessas dicas, viu como cuidar da saúde é mais simples do que você imaginava? Com um pouco de determinação e planejamento você conseguirá incluí-las no dia a dia e tornar a rotina na estrada um pouco mais leve e saudável. 

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também