7 itens que não podem faltar na sua oficina de veículos pesados

Parece chover no molhado, mas é preciso lembrar: tudo o que envolve a manutenção de caminhão ou outro veículo pesado é um caso à parte. As diferenças das oficinas que trabalham com veículos pesados começam no layout, com a necessidade de boxes amplos para as manobras dos caminhões, além da estrutura de piso capaz de suportar a carga. 

E isso é só o começo: a área coberta deve ter um pé direito alto, apto a receber os brutos, e o espaço deve ser pensado para evitar possíveis impactos com escadas, portas e portões de acesso. Na parte externa, é necessário uma área para lavagem da carroceria, com valeta e sistema de jato de água de alta pressão. Lembrando que essa limpeza deve ser feita antes do caminhão entrar na área de reparação.

Já ficou claro que o assunto de hoje são itens essenciais na estrutura de uma oficina mecânica de veículos de grande porte. E embora você seja um expert no assunto, sempre dá pra aprender mais. Vem com a gente:

1) Estrutura da oficina

Para ter boas condições de trabalho, você deve ter um espaço adequado. Como já dissemos, o próprio layout e a estrutura da oficina devem ser específicos para lidar com esses gigantes. É preciso pensar o espaço para garantir a liberdade de movimentação dos mecânicos e a boa organização das ferramentas de trabalho. Um bom pátio para guardar os veículos em segurança durante a noite também é indispensável.

2) Guinchos hidráulicos

Assim como os macacos, os guinchos hidráulicos são capazes de elevar qualquer tipo de carga, principalmente as mais pesadas. A diferença é que o guincho pega o material de cima pra baixo. 

Há diversos modelos no mercado, e sua função principal é oferecer maior segurança na execução das atividades, além de dispensar um espaço de trabalho para que ocorra a retirada do motor. Esse uso mais eficiente do espaço evita a movimentação de veículos pela oficina, entre outros processos que podem atrasar a conclusão do serviço.

3) Valas de inspeção

Mas quando se fala em caminhão, sabemos que ele é pesado demais para ser levantado por um elevador ou outra ferramenta similar. Por isso, é importante instalar valas de inspeção em sua oficina. Elas facilitam o acesso do mecânico à parte inferior dos veículos, o que além de contribuir para um serviço mais aprimorado, ainda previne alguns acidentes que poderiam acontecer durante as atividades.

4) Scanner automotivo

Os veículos de hoje em dia - inclusive os pesados - são dotados de painéis e sistemas eletrônicos de última geração, e isso naturalmente demanda ferramentas capazes de fazer, de forma digital, a leitura do funcionamento do veículo. Num cenário assim, um scanner automotivo tornou-se item indispensável para apontar possíveis falhas no sistema, entre outros diagnósticos mais precisos.

5) Cabine de pintura

As cabines devem ser planejadas para que os caminhões caibam nelas sem a menor dificuldade, da mesma forma que o piso deve ser reforçado para não sofrer danos por conta do peso. Além disso, você deve investir também na instalação de equipamentos dentro da cabine, como elevadores e plataformas, para que o pintor tenha facilidade em alcançar as partes mais altas do veículo.

6) Máquinas pneumáticas

Apertar um parafuso de roda de caminhão não é brincadeira não. E olha que na sua oficina este não é o único ajuste que exige mais força e energia do que uma pessoa é capaz de realizar. Por isso, o uso de máquinas pneumáticas é essencial, tanto para garantir a fixação adequada dos pneus, quanto para poupar tempo e esforço dos mecânicos. 

Ultimamente, as montadoras têm definido nos manuais os valores dos torques que devem ser aplicados nas peças dos veículos. Dessa forma, o trabalho fica mais preciso e eficiente, demonstrando o quanto essa ferramenta é importante no dia a dia de uma oficina de veículos pesados.

7) Investimentos em tecnologia diesel

Atualizado como você é, você sabe o quanto é importante ter em vista as novidades do mercado e as novas opções de equipamentos para a sua oficina. Use a tecnologia a seu favor e considere a possibilidade de adquirir máquinas como scanner, opacímetro, manômetro etc. 

Lembre-se de que uma empresa bem equipada agrega muito mais confiança ao cliente, tornando-o fiel aos seus serviços. Fique de olho nas novidades e invista de maneira inteligente.

Pra finalizar

Os clientes hoje estão mais exigentes em todos os nichos de mercado - no automotivo, em especial, pela variedade de montadoras e modelos de veículos, além de prestadores de serviços. Logo, quem não se aprimorar para oferecer um serviço que atenda, no mínimo, uns 99% das expectativas do cliente, pode acabar perdendo fatias de mercado.

Motoristas de veículos pesados viajam longas distâncias, sem muito conforto. Invista num diferencial, numa estrutura que traga bem-estar a esse cliente, uma sala com cafezinho, banheiro, água, lanche e até Wi-Fi.

Outra dica é manter o estoque de peças em dia. Geralmente, o caminhoneiro corre contra o tempo para chegar aos seus destinos, e ficar esperando dias para repor uma peça não está em seus planos. Para isso, você pode contar com toda a estrutura e o maior estoque do Brasil, que a Rede JS Peças oferece, além da parceria e da eficiência que você já conhece.

E aí, gostou do conteúdo? Para saber de mais novidades e informações, dê sempre uma passadinha no blog. Até a próxima!


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também