9 cuidados que a sua frota precisa ter para combater o novo Coronavírus

Sabemos que o isolamento social é uma das principais medidas para frear a rápida disseminação do novo coronavírus, causador da Covid-19. Mas para as empresas e motoristas que ganham as estradas do país todos os dias, parar os serviços está fora de questão.

Frotas e caminhoneiros têm um papel fundamental para manter o abastecimento de itens essenciais para que os brasileiros passem pela pandemia com mais tranquilidade, como é caso do transporte de alimentos, itens de higiene e suprimentos para os hospitais.

Nesse momento de incertezas, o frotista deve direcionar esforços para garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores, implementando ações no sentido de evitar ao máximo a contaminação entre os colaboradores, especialmente dos motoristas, que estão na linha de frente desse processo.

Além do que já vem sendo amplamente orientado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o que fazer para combater o novo coronavírus dentro da frota? É o que vamos falar um pouco a seguir: 

1- Atenção para os colaboradores do grupo de risco! 

Proteger os trabalhadores que podem apresentar complicações sérias caso sejam acometidos pelo novo coronavírus deve ser a primeira prioridade do gestor de frota. Junto ao departamento de recursos humanos, faça um levantamento de todos os: 

- Idosos;
- Diabéticos; 
- Hipertensos;
- Fumantes;
- Portadores de doenças respiratórias crônicas (como asma e bronquite); 
- Portadores de doenças cardiovasculares; 
- Que sofrem de insuficiência renal crônica;
- Que passaram por tratamento contra o câncer recentemente.

O ideal é garantir o isolamento social desse grupo, já que o risco de morte é maior no caso de contaminação pelo novo coronavírus. Para tomar medidas que não prejudiquem o funcionamento da empresa, faça um estudo caso a caso. Opções como afastamento do trabalho, desvio de função, home office ou adiantamento de férias devem ser implementadas com o devido respaldo do departamento jurídico da frota. 

2- Amplie a rotina de limpeza dos veículos 
A higienização dos caminhões é essencial para proteger os motoristas da Covid-19. Para isso, o frotista deve diminuir o tempo entre uma limpeza e outra. O ideal é que depois de cada viagem, o veículo passe pelo seguinte processo: 

- Lavagem completa, por dentro e por fora; 
- Higienização de estofados, carpetes, fendas entre costuras e debaixo dos bancos com aspirador de pó. Essa medida é essencial para diminuir a poeira no interior do veículo, que além de reter o vírus, pode causar alergias. 
- Os tapetes precisam ser lavados com atenção, pois retêm partículas do exterior dos veículos e podem ser foco de contaminação. Mas só coloque-os novamente no caminhão depois que estiverem totalmente secos, para não favorecer a proliferação de fungos e bactérias dentro da cabine. 

3- Equipe os veículos com itens essenciais de higiene
O cuidado com a higiene pessoal, principalmente das mãos, deve ser redobrado. Isso porque o novo coronavírus é transmitido por gotículas de saliva, espirros, acessos de tosse e contato próximo e superfícies contaminadas. Ou seja, é muito fácil ser contaminado!

Por isso, cada caminhão deve estar equipado com pelo menos um frasco de álcool gel 70% para limpeza das mãos quando não for possível lavá-las com água e sabão. Lenços ou toalhas descartáveis também podem ser usadas para proteger a boca e o nariz no momento da tosse ou espirro. 

4- Oriente os motoristas para limpar pontos de constante contato
Itens como volante, maçaneta, câmbio, botões das janelas e do rádio devem ser higienizados com frequência pelo motorista, especialmente após uma parada. Lembre-se: o SARS-Cov-2 (nome científico do novo coronavírus) pode sobreviver por horas nessas superfícies.

Para não manchar ou estragar os componentes do caminhão, o ideal é fazer essa limpeza com álcool líquido 70% ou produtos específicos para a higiene automotiva que estejam dentro dos padrões de descontaminação. 

5- Andar com a janela aberta é melhor para o motorista
A explicação é simples: a cabine fechada pode contribuir para a maior circulação do novo coronavírus e de outros microrganismos causadores de doenças. Já as janelas abertas favorecem a renovação do ar no interior do caminhão.

Caso não seja possível, por causa do calor ou de chuvas, o ar-condicionado é um grande aliado, desde que esteja devidamente higienizado. Por isso, o gestor da frota deve seguir, mais do que nunca, o cronograma de troca de filtro de ar de cada veículo, pois somente esse componente pode garantir melhor qualidade do ar que é respirado pelo caminhoneiro no interior do veículo. 

6- O acúmulo de lixo dentro do caminhão também não é recomendado 
Tudo que está no interior do veículo pode ser ponto de contaminação, especialmente papéis e itens de limpeza do motorista e do veículo. Por isso, oriente os caminhoneiros a fazerem o descarte diário do lixo, com a devida higienização das mãos após o processo.

7- Distanciamento entre pessoas em todos os processos 
Essa é uma das medidas mais necessárias para se evitar o contágio dentro da empresa, afinal, pelo menos 85% dos infectados pelo novo coronavírus não apresentam sintomas. A distância recomendada é de pelo menos 1 metro entre os colaboradores e o cuidado deve ser redobrado nos processos de carga e descarga. 

8- Que medidas tomar durante as paradas? 
Nas paradas para abastecer, ir ao banheiro, tomar banho ou se alimentar, o motorista deve tomar algumas precauções para não contaminar a cabine com o vírus da Covid-19. Pode dar um certo trabalho, mas é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Então vamos a algumas sugestões aos caminhoneiros da frota: 

- Antes de sair do caminhão, vista uma jaqueta para evitar o contato da pele com superfícies contaminadas. Uma dica é deixar um saco plástico nos compartimentos da porta para guardá-la antes de entrar no interior do veículo. 
- Separe um par de sapatos exclusivo para sair do caminhão. E para não contaminar a cabine, faça a troca sempre com os pés para fora do veículo. 
- Leve lenços descartáveis para evitar o contato com superfícies exteriores. Caso não seja possível, não toque na boca ou no nariz antes de higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel.
- O contato com dinheiro também deve ser reduzido. Se não for possível evitar, lembre-se de lavar as mãos ou passar álcool gel imediatamente depois de pegar em notas e moedas. 
- Comprou algum alimento? Faça a higiene das embalagens com álcool 70% antes de abri-las.
- Ao entrar no veículo, tente não tocar no veículo câmbio ou outros compartimentos antes de higienizar as mãos com álcool gel. Na dúvida, limpe tudo! 
- Trafegue por pelo menos 5 minutos com as janelas abertas para renovar o ar dentro do veículo.

9- Tem algum caso suspeito na frota?
Se algum colaborador ou motorista apresentar sintomas da Covid-19, certifique-se de que ele seja direcionado imediatamente para isolamento domiciliar por pelo menos 14 dias. Além disso, comunique os membros da equipe e fornecedores que tiveram contato com esse colaborador para que façam o mesmo, a fim de quebrar a cadeia de contágio. 

Todos, sem exceção, também devem comunicar uma unidade básica de saúde para realizar os devidos exames, garantir que o isolamento seja feito corretamente e que o caso seja contabilizado pelas autoridades de saúde. 

Lembrando que os sintomas mais comuns da doença são febre, tosse e dificuldade de respirar, de acordo com a OMS. Mas os pacientes podem ter variações, como dores pelo corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Esses sintomas geralmente são leves, evoluem pouco a pouco e não são os mais comuns. 

Para finalizar, vale frisar as recomendações preventivas que todo mundo deve seguir durante a pandemia para evitar a infecção pelo novo coronavírus:

- Lavar as mãos por, no mínimo, 20 segundos com água e sabão, secando-as depois com toalhas de papel descartáveis;
- Higienizar as mãos com álcool em gel 70% quando não for possível lavá-las;
- Fazer a higiene nasal com lenços ou toalhas descartáveis; 
- Cobrir a boca e o nariz com lenços de papel ou com a dobra do braço sempre que tossir ou espirrar; 
- Evitar lugares fechados e aglomerações de pessoas.

Tem mais alguma sugestão? Deixe seu comentário, pois nesse momento de incertezas, todas as medidas de proteção são bem-vindas. Juntos, vamos passar por essa pandemia com mais tranquilidade! 

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também