A diferença que as mulheres podem fazer na sua frota

No Brasil, o setor de transportes, especialmente o de cargas, enfrenta inúmeros obstáculos no caminho. Se você for motorista autônomo, sofre com o frete baixo, a disparada do preço do diesel na bomba e a falta de segurança nos trechos. Se for empresário ou gestor de frota, a legislação complexa, os altos impostos e os aumentos de custos não dão sossego. Agora, se você for mulher, eleve essas dificuldades ao quadrado.

Sim, porque além de todos esses desafios, ainda paira a sombra do preconceito. Seja na boleia do caminhão, no volante do ônibus, como mecânicas na oficina ou atrás da mesa, no comando da empresa, o machismo ainda dá as cartas no setor. 

Apesar disso, são muitas as mulheres que encaram o desafio de provar que dão conta do recado. E hoje, no mês do Dia Internacional da Mulher, vamos percorrer os caminhos que elas percorrem, para ver de perto essa situação e o que pode ser feito para mudar.

O número de mulheres caminhoneiras no Brasil

É só olhar para o lado para perceber que esse segmento ainda é majoritariamente masculino. Segundo pesquisa publicada pela CNT - Confederação Nacional do Transporte, cerca de 99,5% dos entrevistados eram homens, com as mulheres representando apenas 0,5% do contingente profissional.

Como temos algo em torno de 2 milhões de caminhoneiros na ativa, apenas 10 mil condutoras, aproximadamente, estariam no ramo. No entanto, há quase 180 mil mulheres aptas a dirigir veículos pesados em todo o país. Logo, a possibilidade de essa fatia de mercado aumentar está em nossas mãos.

Vai ter mulher no volante sim

Se, por um lado, ainda persistem o olhar machista e as velhas piadas sobre mulher e volante, por outro, o que muita gente desconhece é que elas são muito mais cautelosas que o sexo oposto. Dados de uma pesquisa do Instituto Renault comprovam que 70% das ocorrências de trânsito são cometidas por homens. 

No caso das mulheres, o que isso significa? Menos custos com acidentes e hospitalizações, menos vítimas (fatais ou não), menos tempo parado com os veículos, mais lucratividade em geral. Quer um exemplo? Só 15% das mulheres ultrapassam no farol amarelo, enquanto entre os homens esse percentual atinge 65%. Mesmo com números comprovados, a objeção continua e isso torna a vida das caminhoneiras uma disputa constante.

A mulher no segmento frotista

O cenário de atuação para essas profissionais está mudando rapidamente. Já são muitas as corporações que contratam mulheres caminhoneiras para diminuir a frequência de multas. É uma economia considerável para as empresas e um aceno contra a discriminação.

Grande parte das motoristas, assim como os homens, é autônoma. Contudo, a legislação trabalhista e o interesse por se diferenciar no mercado fazem com que empresas ofereçam fretes periódicos ou fixos. Logo, as mulheres podem tirar proveito de situações que exigem maior segurança e previsibilidade, principalmente no que diz respeito ao crescimento de viagens para países vizinhos, que demandam um cuidado reforçado ao volante.

Jornada dupla e outros obstáculos

Além do que já foi exposto, muitas mulheres acabam tendo uma jornada dupla de trabalho, pois precisam, no mínimo, acompanhar à distância o que acontece dentro de casa. É comum que precisem cuidar de afazeres domésticos e de filhos, demandando um sacrifício extra para exercer suas atividades. E os percalços não param por aí:

  • Falta de pontos de hospedagem adaptados para mulheres;

  • Escassez de sanitários pelo caminho;

  • Longas jornadas em uma única posição;

  • Alimentação inadequada e sedentarismo;

  • Falta de respeito e machismo;

  • Maior propensão a assaltos, agressões físicas e violência sexual;

  • Agressões verbais frequentes.

Elas no comando

Em face a todo esse cenário, ainda são poucas mulheres ocupando cargos de liderança nas empresas do setor. E, na maioria das vezes, elas só assumem essa posição após herdarem a empresa do pai ou do marido. Mas essa também é uma realidade em desconstrução. Um exemplo disso é o movimento Vez e Voz, criado como forma de incentivar as mulheres que atuam no segmento de transporte rodoviário de cargas. 

O movimento organiza encontros e eventos, onde busca sensibilizar o setor para a necessidade de mais oportunidades e infraestrutura para mulheres nas empresas, sejam elas motoristas, executivas ou de qualquer outra posição. 

Uma nova cultura corporativa

A iniciativa do movimento Vez e Voz tem o objetivo de criar uma nova cultura nas empresas, fazendo com que elas tenham um olhar de mais empatia para as mulheres e reconheçam de fato a importância delas para o setor, e o quanto essa participação ainda pode crescer. É contribuir para tornar o segmento de transporte mais inclusivo, com mais respeito, equidade de gênero e equidade salarial.

Perspectivas para o futuro

Depois de patinar, o mercado finalmente começa a mudar. Aos poucos, vemos os primeiros sinais de uma desestruturação machista em curso e a expectativa é de que essa carreira receba o mesmo reconhecimento de outras funções também exercidas por mulheres. 

Em breve, as condutoras terão mais colegas em quem se apoiar e se inspirar. A mesma coisa com as mulheres que encaram o dia a dia numa oficina mecânica. Ainda que hoje elas sejam minoria, a atuação das mulheres no mercado de transportes é fundamental para a economia do país e, com a preparação adequada, elas podem se tornar ainda mais importantes. 

E na sua frota, o que você pode fazer para mudar essa realidade? Simples: em primeiro lugar, abrir as portas para essa nova mentalidade. Criar oportunidades e postos de trabalho para a mão de obra feminina, oferecer cursos e treinamentos direcionados, inclusive para cargos de gestão e liderança, criar infraestruturas específicas e, principalmente, combater o preconceito e a visão simplista de que caminhão e estrada são lugares para homem. Lugar de mulher, todo mundo sabe, é onde ela quiser.

E aí, gostou do conteúdo? Já tinha parado pra pensar em tudo o que as mulheres enfrentam no dia a dia das estradas? Fica aqui a reflexão. Enquanto o mercado muda, a Rede JS Peças está ao seu lado, numa parceria que já dura mais de 30 anos, sempre com as melhores marcas e o maior estoque de peças para veículos pesados do Brasil. Siga a gente nas nossas redes sociais e fique por dentro das novidades aqui no blog. E lembre-se: qualquer problema, a gente resolve junto.


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também