A importância de trocar os filtros do caminhão na hora certa

Seja de ar, combustível ou óleo, os filtros são essenciais para que um caminhão mantenha um bom funcionamento em qualquer viagem. O grande problema é que muito caminhoneiro e frotista por aí ainda negligencia o prazo de troca desses componentes, nem sempre seguindo as recomendações indicadas pelos fabricantes do veículo. 

O resultado dessa atitude nada prudente pode ser desastroso não apenas para a vida útil do veículo, mas especialmente ao bolso do dono, afinal, uma manutenção corretiva no motor não é nada barata, como você já deve saber. 

Por isso, bora aproveitar o embalo da leitura e repassar os principais cuidados com os filtros do seu caminhão? Mas antes, baixe a nossa planilha grátis para acompanhar a manutenção preventiva dos principais itens do seu veículo a diesel. 

Checklist de Manutenção preventiva + Planilha de acompanhamento Grátis

#1 Filtro de Óleo 

Verificar sempre o nível do óleo é um dos cuidados básicos do caminhão entre uma viagem e outra. A mesma atenção deve ser dada ao filtro de óleo, pois este é responsável por eliminar as impurezas geradas a partir da fricção de peças que compõem o motor, como metais, partículas de sujeira e carbono.

Criar uma rotina de checagem do filtro de óleo é importante porque o desgaste é proporcional às condições que o veículo é submetido. Ao mesmo tempo, sempre fique de olho no prazo de troca recomendado pelo fabricante. 

 

#2 Filtro de Combustível 

Localizado entre o tanque e o motor, o filtro de combustível remove impurezas do diesel, como enxofre e água, protegendo todo o sistema de injeção do caminhão e a bolsa de detritos. 

No geral, essa troca deve ser feita entre 10 e 15 mil quilômetros rodados, para evitar falhas no caminhão e manutenções inesperadas, que podem gerar um gasto fora do previsto no orçamento do caminhoneiro ou frotista. 

 

#3 Filtro de ar

Quando o filtro de ar é trocado no tempo certo, a câmara de combustão se mantém limpa e conservada por mais tempo, porque esse filtro ajuda a remover a poeira e demais detritos aspirados pelo motor. 

Um ponto de atenção quanto ao filtro de ar é que não há um consenso sobre o prazo ideal para a troca, já que isso depende muito do desgaste do componente. Por isso, vale fazer uma checagem antes de cada viagem. 


#4 Escolha filtros genuínos na hora da troca

Não basta trocar na hora certa. É preciso ficar de olho na qualidade e procedência dos filtros. Mas isso a gente resolve junto, claro! Nas filiais da Rede JS Peças, você encontra toda a linha de filtros para combustível, óleo e ar para veículos pesados da MWM, que atende às principais marcas de caminhões e ônibus que rodam pelo Brasil. E o melhor tudo: com os melhores preços e condições especiais de pagamento para clientes CNPJ. 

Quer saber mais? Baixe nosso catálogo de produtos ou solicite um orçamento on-line.

Veja também: 13 dicas para cuidar do motor do caminhão


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também