Área diesel é lugar de mulher sim!

Seja nas estradas, nas oficinas ou por trás da gestão de frotas, todos esses espaços ainda são, infelizmente, ocupados majoritariamente por homens, e não é por falta de capacidade das mulheres. O preconceito e o machismo são grandes obstáculos no caminho delas, que precisam provar a sua eficiência a todo momento. 

Apesar da diferença que as mulheres podem fazer numa sua frota, a estimativa da Confederação Nacional do Transporte é de que apenas 0,5% dos caminhoneiros no Brasil são do sexo feminino. Embora esse número signifique, aproximadamente, 10 mil condutoras ativas, há quase 180 mil mulheres aptas a dirigirem veículos pesados em todo o país. Além de todo o preconceito, as caminhoneiras enfrentam outros desafios na estrada, como a falta de pontos de hospedagem adaptados para mulheres e a escassez de sanitários. 

Leia mais: Perfil do condutor: qual é o melhor para a sua frota?

Não é só nas estradas que elas ainda são minoria. Segundo o estudo de tendências da Veltec, em áreas relacionadas à gestão de frotas, elas ocupavam 16,8% dos cargos em 2020. Apesar disso, os relatórios da Organização Internacional do Trabalho (OTI) mostram que empresas com mulheres em postos de liderança têm melhor desempenho nos negócios. E, segundo o mesmo relatório,  quase três entre quatro empresas que promovem a diversidade de gênero em cargos de direção dizem ter obtido aumento de 5% a 20% nos lucros.

Sem desistir no caminho, elas avançam e mostram, cada vez mais, que a área diesel é sim lugar de mulher. Se elas têm capacidade para isso, o que ainda falta são oportunidades. E aí, o que sua empresa tem feito para igualar essas chances? 

Para ajudar na reflexão, confira a homenagem da Rede JS Peças para o Dia da Mulher.


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também