Arla 32: mais que obrigação, uma vantagem para  o caminhoneiro ou frotista

A legislação brasileira de transportes tem se modernizado e buscado novas regras que aliem rentabilidade, segurança, economia e, ao mesmo tempo, ajudem a preservar o meio ambiente. Caminhoneiros e gestores de frota devem ficar atentos a essas medidas para reduzir a emissão de poluentes. Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre o Arla 32, que desde 2012 é uma substância obrigatória para frotas de caminhões e ônibus.

 

O que é o Arla 32?

Esta é a sigla para Agente Redutor Líquido Automotivo. Arla 32 é uma solução de ureia de alta qualidade e pureza, um reagente usado juntamente com o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) para reduzir quimicamente as emissões poluentes de óxidos de nitrogênio que estão presentes nos gases de escape dos veículos a diesel. O número 32 refere-se à solução química com 32,5% de concentração de ureia, também chamada de ureia técnica. 

 

Quais as características do Arla 32?

Arla 32 é um líquido transparente e incolor, estável, fácil de usar e classificado como fluido transportável de baixo risco. Ele não é um combustível, nem mesmo aditivo, e precisa ser utilizado no tanque específico de Arla 32 do seu veículo diesel SCR, seguindo as recomendações do fabricante.

- Atóxico.

- Não inflamável.

- Não explosivo.

- Não nocivo ao meio ambiente.

O Arla 32 pode ser manuseado de forma segura. Mesmo que entre em contato com a pele, não há riscos para a saúde, apenas deve ser lavado com água corrente.

 

E quais as vantagens de utilizar?

O Arla 32 age convertendo as partículas de óxido de nitrogênio (NOx) em nitrogênio e água e essa reação reduz em até 98% as emissões de NOx, que além de poluente, é nocivo à saúde e responsável por males de respiração. Além disso, o Arla 32:

- Previne danos aos componentes do veículo.

- Promove a economia no consumo de combustível.

- Melhora o desempenho do veículo em função do avanço tecnológico.

- Evita multas e autuações em caso de irregularidades constatadas pela fiscalização.

 

Como eu devo usar o Arla 32 no meu veículo?

O primeiro passo é saber que a quantidade da solução que deve ser usada é bem inferior à quantidade de combustível. Em média, 5% do volume de diesel é o suficiente para a movimentação de carga. Ou seja, para cada 20 litros de diesel, 1 litro de Arla 32.

 

O Sistema SCR

Nos veículos com Sistema SCR existe um tanque específico para o Arla 32, logo, este não deve jamais ser misturado ao óleo diesel. Sobre o reabastecimento, existe um sistema de sensores que medem a qualidade das emissões de gases do veículo e alertam ao motorista sobre o nível da substância no tanque. Quando o Arla 32 baixa, o sistema avisa no painel e você tem até 48 horas para abastecer o reservatório. Caso contrário, o veículo perderá potência até um patamar de 40%.

 

Atenção na hora de comprar

Ao adquirir o Arla 32, observe se o recipiente apresenta tampa com furos, rachaduras, sinais de violação ou amassado. Além disso, fique atento a outros pontos como:

- Desconfie de produtos muito baratos.

- Verifique se o lacre da embalagem está em perfeito estado.

- Só compre produtos de fornecedores certificados.

- Compre Arla 32 com o selo do Inmetro.

- Compre nos postos de venda formais.

- Peça sempre a nota fiscal.

E vale destacar: o prazo de validade do Arla 32 que é de 12 meses. Por isso, é sempre bom conferir a embalagem, para evitar colocar produto vencido no seu prazo.

 

E os cuidados no armazenamento?

Como outros produtos químicos, o armazenamento do Arla 32 deve seguir alguns procedimentos de segurança para proteger o material e aumentar a sua durabilidade, que pode chegar a 12 meses, em condições ideais. 

- Evite oscilações de temperatura no ambiente, como excesso de calor ou frio.

- A ventilação é um fator importante para equilibrar a temperatura média de até 25˚C.

Devido à sua composição, o Arla 32 é corrosivo para metais como o cobre e o bronze, portanto, o contato com esses materiais deve ser evitados para que não ocorram danos a outros equipamentos.

 

Por último, a questão do meio ambiente

O transporte de cargas no Brasil é basicamente em cima de veículos movidos a diesel e essa realidade não tende a mudar tão cedo. O que precisa mudar? Algumas medidas de prevenção na emissão de gases poluentes que ajudem na preservação ambiental. O Arla 32 faz parte de uma tecnologia que reduz essas emissões e, de quebra, ainda ajuda caminhoneiros e frotistas na economia de combustível, algo fundamental nos dias de hoje. Ou seja, muito mais vantagens para você.

 

E aí, achou as informações úteis para o seu dia a dia? Acesse sempre o blog JS Peças e veja outros conteúdos.


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também