Black Friday. Sua frota preparada para a maior demanda do ano.

Mais uma black friday chegou e com ela o período mais movimentado na comercialização de produtos e serviços dos mais variados setores. Em todo este turbilhão de negócios, o transporte de cargas, em especial, está direta ou indiretamente ligado à maioria deles. Este período de sazonalidade logística intensa faz girar a grande engrenagem da economia, movimentando indústrias, comércios e distribuidoras por todo o país. Por isso, é de extrema importância que a sua frota de veículos esteja preparada para as demandas que vêm por aí.

Quando se fala dos custos operacionais do transporte de cargas, muito se discute acerca dos itens que os compõem: desde as despesas fixas até as variáveis, passando pelo cálculo do gasto unitário, as rotas de entrega, as características e peso dos produtos, tudo acaba influindo no valor final dos processos logísticos.


Como o aumento de demandas impacta o setor de transporte?


O acréscimo nas demandas das empresas, invariavelmente, se reflete no setor logístico. É quase uma questão lógica: se produz-se mais e vende-se mais, é natural que todas essas mercadorias tenham que chegar ao seu destino. Com isso, o setor de transportes acaba sobrecarregado - ainda mais quando as empresas não se planejam estrategicamente para contornar este período, o que pode acabar gerando prejuízos. 

Este contexto exige da gestão de sua frota a tomada de decisões inteligentes e estratégicas para minimizar inconsistências e falhas em todo o processo. Dentre os impactos sofridos pelo setor de transportes, podemos citar:

  • Maior nível de exigência por parte dos consumidores: nos períodos em que há um aquecimento de mercado, o consumo de produtos tende a aumentar drasticamente. Pessoas que não consumiram durante todo o ano aumentam seus investimentos em compras e, mais que isso, passam a exigir uma prestação de serviços alinhada às suas expectativas. Para dar conta desta realidade, as empresas devem se preparar, tomando medidas de adaptação como o aumento da frota de veículos, contratações temporárias etc.

  • Aumento dos custos em razão de medidas emergenciais: os gestores devem ter em mente que é quase impossível lidar com altas demandas sem que ações estratégicas sejam realizadas previamente. Negligenciar esta realidade fará com que a empresa incorra em gastos extras, pois terá que buscar alternativas extraordinárias para suprir as exigências. Caso o fluxo de entregas atropele a capacidade da frota, uma terceirização implica em preços altos, já que o cumprimento de tarefas em prazos menores é sempre dispendioso.

  • Sobrecarga de trabalho: durante todo o ano, as empresas estão habituadas com suas atividades. Um aumento intenso delas pode ser sentido em aspectos como o desgaste dos funcionários, que têm que trabalhar sob pressão constante. Isso afeta a qualidade e a agilidade dos serviços, causando erros, prejuízos e retrabalho. Em algumas ocasiões, pode ser necessário estender os turnos de trabalho dos colaboradores, o que influencia nos custos da empresa, com horas extras e adicionais por trabalho noturno.


Para que não haja atrasos ou prejuízos em nenhuma parte do processo de entrega de mercadorias, é preciso se preparar para esse período de demanda crescente. Para ajudar você nesta tarefa, preparamos algumas dicas:


1 – Formação de equipe e colaboradores

O início do ano, ainda que tenha algumas datas sazonais, é um período de baixas vendas. Um erro comum que empresas de transporte cometem nesta época é a dispensa de colaboradores e desestruturação da equipe, com recontratação só a partir de outubro. Essa medida acaba por refletir em mais gastos de tempo e dinheiro, considerando os encargos trabalhistas, o treinamento de equipe e a agilidade dos colaboradores. Se possível, opte por realojamento de pessoal durante o ano, para manter esses profissionais até os períodos de maior quantidade de trabalho e lucros.


2 – Planejamento

Planejamento não é só pensar no futuro. Muitas vezes é, também, pensar no passado. Sabendo das necessidades já conhecidas nestes períodos de sazonalidade logística, estude os erros e acontecimentos dos anos anteriores. Assim é possível minimizar equívocos, problemas e antecipar possíveis soluções. Converse com seus clientes e fornecedores, e estruture seu planejamento com 

contratação de mão de obra adicional; ampliação do espaço disponível para armazenamento; aumento do número de motoristas e veículos para a frota etc.


3 – Veículos e equipamentos

Faça a revisão constante de equipamentos, máquinas e os veículos que compõem a sua frota. Certifique-se do bom funcionamento das suas principais ferramentas de trabalho e entrega. Se for preciso, faça a troca de peças junto aos seus fornecedores. No período em que a frota será mais exigida, nada pode te deixar na mão.


4 – Em momentos de crise, cresça

Faça do limão uma limonada. Se os pedidos de entregas apresentarem queda no período sazonal ou mesmo outros problemas operacionais atrapalharem o bom desempenho de sua frota, não se desespere! Aproveite o momento para estudar os fatores que levaram a isso e antecipe as estratégias para os anos seguintes. Aprenda com os problemas. Quanto mais rápido você “errar”, mais rápido poderá corrigir o erro.


5 – Fornecedores

Parece clichê, mas é muito importante lembrar: escolha bem os seus fornecedores. Você tem o ano todo para testar fornecedores, solidificar os elos e construir boas relações. Além da qualidade dos produtos, certifique-se de que o seu fornecedor seja ágil e dê conta de realizar todas as entregas e serviços em tempo hábil durante um período onde as demandas serão muito maiores.


A JS Peças, você conhece, está há mais de 30 anos nessa estrada e se programa todos os anos para que nenhuma surpresa ou aumento de demanda comprometa o bom serviço prestado à sua frota. Entendemos a importância do compromisso e da transparência com nossos clientes, e com os clientes dos nossos clientes, pois estamos todos interligados numa grande rede. Por isso, além do maior estoque de peças dos maiores fabricantes do planeta, temos soluções inteligentes e práticas para cada tipo de exigência do seu dia a dia. Antes de pisar no acelerador com a Black Friday, dê um pit stop na JS Peças.


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também