Caminhão a gás: essa tendência é para você?

Conta aí: você já dirigiu um caminhão a gás? Bom, a verdade é que eles são raros, mas já existem, e tudo indica que novos modelos devem chegar ao mercado nacional entre 2020 e 2021

Pra quem ainda não andou em um desses, podemos adiantar que a primeira impressão fica por conta do baixo nível de ruído. Se o que você sempre quis foi silêncio pros seus ouvidos, pode marcar um test drive. Também não dá pra deixar de notar o cheiro do ar. Ou melhor, dá sim, afinal ele não existe. Depois de ser processado pelo sistema de escapamento, o gás fica praticamente inodoro. Tem coisa melhor? 

É, não dá pra negar, um caminhão a gás tem vantagens que os modelos convencionais não podem oferecer. Mas será que na prática, essa tendência é a melhor escolha para a sua frota neste momento? Para saber é preciso investigar alguns pontos. Vem com a gente!

Lucratividade: o combustível a gás é mesmo uma boa opção para aumentar a sua? 
Em tempos como esses, que o preço médio da gasolina está a R$ 4,34 nas bombas de todo Brasil, buscar alternativas de combustível parece ser a solução, certo? Pois é mesmo! Principalmente para motoristas de caminhão e gestores de frota. 

Para se ter ideia, em 2019, a gasolina ficou em média 4,85% mais cara em relação ao ano anterior e o óleo diesel teve alta de 8,69%, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Puxado, né? E ninguém melhor do que você, que tem os lucros diretamente afetados por isso, para saber que não foi um ano fácil. 

Agora vamos direto ao que todo mundo quer saber: o gás natural é mesmo a solução para um 2020 mais lucrativo? Sim, ele é uma boa opção. Seus preços registraram baixas históricas durante o terceiro trimestre do ano passado nos três principais mercados de referência internacional (EUA, Reino Unido e Japão/Coreia do Sul) e, no Brasil, costuma ser mais barato que a gasolina e o álcool. 

Mas veja bem: se você ainda não tem o seu caminhão a gás e está pensando em fazer o investimento, saiba que o retorno financeiro só virá a longo prazo. Isso porque esse tipo de veículo tem um custo alto, até 30% maior do que os caminhões convencionais. E aí, pro seu negócio, vale a pena esperar? 

Ponto de abastecimento a gás: a parada que nunca chega. 
Tudo tem seus prós e contras. E chegamos ao ponto negativo de ter um caminhão a gás. Na estrutura atual, o gás ainda é raro nas estradas e, por essa razão, dificilmente um caminhão movido 100% por esse combustível terá a mesma autonomia dos modelos a diesel. Enquanto não houver pontos de abastecimentos suficientes por aqui, as linhas de produção desses caminhões em larga escala não será viável. Convenhamos né, ninguém quer correr o risco de ficar na mão no meio da estrada ou mesmo atrasar a sua entrega. 

Sustentabilidade: quando você segue por esse caminho, o mundo inteiro agradece.
Com o caminhão a gás, você garante a saúde do seu bolso e do meio ambiente também. É que a queima do gás natural produz um número menor de poluentes e gases causadores do efeito-estufa. De acordo com o ComGás, o GNV (Gás Natural Veicular) proporciona uma redução de até 30% nas emissões de gás carbônico (CO2) e de até 90% na produção de fuligem, na comparação com o diesel. 

Fica a dica hein: como esse mercado ainda é pouco engajado em ações socioambientais, escolhas mais conscientes como essa colocam a sua frota em uma posição de destaque por demonstrar ser consciente do seu papel na preservação do meio ambiente. 

Então, quando optar pelo caminhão a gás é vantajoso?
Seria incrível poder dar uma resposta exata, mas tudo depende muito do seu modelo de negócio. Então vamos recapitular alguns pontos importantes e, depois, você vê qual lado da balança pesou mais: do caminhão a gás ou do caminhão convencional.

Seria incrível poder dar uma resposta exata, mas tudo depende muito do seu modelo de negócio. Então vamos recapitular alguns pontos importantes e, depois, você vê qual lado da balança pesou mais: do caminhão a gás ou do caminhão convencional. 

- Qual a sua expectativa ao adquirir um caminhão a gás? Lembre-se que com os custos do financiamento do veículo, o retorno do investimento não acontece logo de imediato. 

- Verifique a disponibilidade do combustível na sua região e nas rotas por onde os seus veículos normalmente trafegam. Com uma boa infraestrutura de abastecimento, o caminhão a gás não trará problemas inesperados. 

- Quais são os valores da sua empresa e a imagem que você quer passar aos seus clientes? Isso influencia diretamente nas suas escolhas, desde a carga a ser transportada até o modelo do veículo de transporte.

E aí, iniciativas menos nocivas ao meio ambiente fazem sentido para o seu negócio? 

EXTRA
Os veículos com GNV têm desconto no valor do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Não se esqueça de levar isso em consideração ao fazer a sua análise, está bem? Para saber a alíquota do seu estado, acesse o site do Detran.

Curtiu o assunto de hoje? Então compartilha com mais gente e segue a JS Peças nas redes sociais aqui e aqui para não perder as próximas dicas. 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também