Como a cubagem de cargas pode aumentar os lucros da frota?

A precificação dos serviços é um dos principais desafios do gestor de uma frota, especialmente quando a empresa se responsabiliza por fazer a entrega de diferentes categorias de produtos.
 
Uma coisa é certa: considerar apenas o peso e a dimensão da carga de forma isolada na hora de planejar o carregamento e o transporte não é o cenário ideal, pois gera cobrança inadequada, além de veículos circulando com sobrepeso ou espaço ocioso. Ou seja, é dinheiro perdido e dor de cabeça com o contratante! 

O segredo para aproveitar o potencial máximo de produtividade de uma frota é saber a cubagem das cargas que serão transportadas e, partir dessa variável, precificar o frete. É por isso que todo frotista precisa entender como aplicar esse conceito na sua empresa, para garantir uma cobrança justa dos seus serviços e boa credibilidade junto à clientela. 

Adiantamos que não é um assunto fácil. Por isso, de antemão, queremos lembrar que nossos comentários estão abertos para dúvidas. Fique à vontade e deixe sua pergunta depois da leitura! 

Entendendo o que é cubagem 
De modo geral, o termo cubagem se refere ao volume de um objeto, calculado pela fórmula comprimento x altura x largura. Porém, no universo logístico, trata-se da relação entre o peso de um produto e o espaço que ele ocupará dentro do veículo de transporte. Seu cálculo é feito a partir de uma constante conhecida como fator de cubagem, equivalente à capacidade de peso por m³ do caminhão.

   [ Fator de cubagem = capacidade em kg da frota / volume em m³ ]

Complicado? Nem tanto, pois o mercado de transportes rodoviários já segue um fator de cubagem padrão, de 300 kg por m³. Mas temos uma ressalva! Esse valor não é coerente para o transporte carga fracionada, ou seja, quando o veículo vai fretar dois ou mais produtos diferentes.

A justificativa é simples: por terem dimensões e formatos distintos, as mercadorias não podem ser perfeitamente organizadas dentro do caminhão e os espaços vazios devem ser respeitados no cálculo da cubagem. Para esses casos, o recomendado é usar estimativas menores, entre 200 e 250 kg/m³.

O fator de cubagem é crucial para especificar o espaço que as mercadorias realmente vão ocupar dentro do caminhão. É o que conhecemos como peso cubado, definido a partir da seguinte fórmula:

   [ Peso cubado = comprimento x largura x altura x fator de cubagem ]

Mas e na prática, como funciona?
Geralmente, o valor do frete é calculado utilizando como parâmetro o peso bruto ou o peso cubado da carga, prevalecendo sempre o maior entre os dois. Para você entender melhor como isso funciona, vamos para um exemplo:  

   - Suponhamos que uma frota de caminhões foi contratada para fazer o transporte de algodão e chumbo. As duas cargas têm o mesmo peso bruto. Como calcular o frete? 
   
   - Para o algodão, se o frotista considerar apenas o peso bruto, é prejuízo na certa. Como o volume do algodão é muito grande (ocupa muito mais espaço que o chumbo), vários veículos serão utilizados para o transporte, o que significa mais gasto com mão de obra, combustível, manutenção, etc. Por isso, o parâmetro de cobrança nesse caso deve ser o peso cubado - que leva em consideração o volume.  
   
    - Já no caso do chumbo, a carga é muito pesada, mas com peso cubado baixo (ou seja, ocupa pouco espaço). Mesmo assim, não é recomendado transportá-lo em poucos  caminhões, pelo risco de sobrepeso.O cálculo do frete, nesse segundo caso, deve considerar o peso bruto, mas o frotista deve pensar também que vai sobrar espaço nos veículos. 
   
   - Conclusão: quando há mercadorias com pesos cubados diferentes, o ideal é realizar viagens com carga fracionada, para aproveitar melhor o espaço do veículo, calculando o valor do frete de cada uma de forma isolada.

Com esse exemplo, podemos concluir que a cubagem da carga garante muito mais eficiência no gerenciamento das operações logísticas. Mas para dar certo, é importante saber as dimensões exatas das mercadorias, para calcular corretamente quantos caminhões serão exigidos para o frete.

O que a frota ganha com isso? Aproveitar a produtividade máxima dos veículos significa mais receitas e menos custos operacionais em todas as cadeias da empresa, de mão de obra à manutenção. Sem contar que cobranças erradas de frete geram transtornos junto ao cliente. 

Agora você deve estar se perguntando: como agilizar o cálculo da cubagem em meio às inúmeras tarefas que o gestor de frota realiza diariamente? Sem pânico, pois muitos softwares de gestão já fazem isso de forma automática, otimizando bastante a rotina de trabalho do frotista. Faça uma pesquisa apurada para contratar a ferramenta ideal para as suas necessidades.

A leitura foi rápida, mas bem produtiva. Quer receber mais conteúdos da JS Peças para melhorar as operações da sua frota? Clique aqui e confirme seu cadastro! 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também