Como a manutenção preditiva pode ajudar na gestão de frota?

Ainda pouco difundida no mercado, a manutenção preditiva tem sido adotada cada vez mais por gestores que querem antecipar problemas mecânicos nos veículos de sua frota. Isso porque todas as decisões de manutenção poderão ser feitas a partir de análises prévias, realizadas com a ajuda de sistemas de monitoramento específicos para esse fim.

Para implementar um processo de manutenção preditiva em uma frota, o desafio é grande. É necessário aliar a aquisição desses equipamentos de avaliação à contratação de pessoal capacitado para entender a fundo cada componente do veículo. Afinal, o principal objetivo é prever o tempo de vida útil de peças e compartimentos, eliminando gastos desnecessários com manutenção preventiva e corretiva.

Para o frotista, a manutenção preditiva é uma mão na roda, já que garante os veículos rodando por mais tempo no trecho, reduz as porcentagens de paradas de emergência, aumenta a produtividade da frota e diminui os custos com manutenção corretiva.

Como funciona a manutenção preditiva?

A avaliação dos itens de um caminhão ou ônibus deve ser feita com ferramentas adequadas, capazes de fornecer dados valiosos para serem usados no presente ou futuro próximo. Soma-se a isso ter um profissional devidamente capacitado para realizar estudos específicos.

O programa de monitoramento, aliado a inspeções de desempenho, é colocado em prática a partir das seguintes análises ou estudos, que consideramos os principais da manutenção preditiva:

  • Estudo de vibrações. Com a ajuda de um analisador de vibrações (há vários modelos disponíveis no mercado), é possível saber qual o estado de uma determinada peça, engrenagem ou válvula. Isso ajuda a prever problemas antes de uma viagem longa ou até se programar financeiramente para uma possível troca no futuro.
  • Análise dos estados de superfície. Trata-se de uma etapa complementar do estudo de vibrações, onde será possível perceber se há desgastes ou anomalias capazes de afetar o funcionamento do motor futuramente.
  • Análise estrutural. Etapa direcionada para verificar se o veículo será capaz de aguentar cargas e impactos durante uma viagem. Deve-se observar se a estrutura tem rachaduras, fissuras, trincamentos e vazamentos.
  • Análise de óleos. Nessa etapa é que se previne grandes danos no motor e, consequentemente, prejuízo para o negócio. É hora de verificar se as partes hidráulica e mecânica do caminhão ou ônibus estão em perfeita ordem.

Como colocá-la em prática na sua frota?

O primeiro passo para que a sua frota realize a manutenção preditiva é o treinamento da equipe, que pode ser solicitado junto ao fabricante dos veículos, conforme os procedimentos de uso e manutenção padrões. A aquisição dos equipamentos também requer planejamento financeiro.

Ainda é preciso criar um plano do que deve ser verificado durante o diagnóstico. Para finalizar, crie métodos para guardar todas as informações coletadas durante a manutenção, seja por meio de relatórios ou com a ajuda de softwares de gestão de frota.

Viu como a manutenção preditiva pode melhorar os rendimentos da sua frota? E se ainda pintou alguma dúvida, deixe o seu comentário que estamos à disposição para respondê-lo.

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também