Como aplicar faixas refletivas no seu caminhão?

Todo caminhoneiro que preza pela segurança no trecho precisa saber a forma correta de aplicar as faixas refletivas, pois elas aumentam a visibilidade dos caminhões para os outros motoristas do trecho. Fabricadas com microprismas retrorrefletivos que são destacados ao serem iluminados, elas ajudam os outros condutores a identificarem a altura, largura e comprimento do veículo pesado logo à frente. 

Com essas referências em mente, fica mais fácil planejar a execução de uma manobra ou ultrapassagem com maior segurança, principalmente quando a estrada está sob condições adversas, como tempestade, neblina e má iluminação. 

E um detalhe importante: o uso de faixas refletivas é regulamentado pela portaria 1164/2010 do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). De acordo com a norma, as faixas refletivas são obrigatórias em veículos com PBT (Peso Bruto Total) superior a 4.536 kg. 

Quem descumpre essa determinação comete infração de trânsito grave, podendo ser multado em R$ 195,23, além de receber 5 pontos na CNH. Caso a irregularidade não possa ser sanada no local, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode ser recolhido até que a situação seja resolvida.

Mas além de usá-las, é importante ficar de olho na qualidade das faixas refletivas que serão usadas no caminhão, porque nem todas são devidamente homologadas pelo Denatran e podem colocar em risco a segurança de todos na estrada, ao não garantirem a visibilidade necessária. Por isso, não caia no conto de distribuidores não oficiais, porque o barato pode colocar em risco muitas vidas. 

Aqui na Rede JS Peças, temos disponíveis as faixas refletivas genuínas da 3M, um distribuidor aprovado pelo Denatran pela qualidade e durabilidade. E agora que você já sabe onde encontrá-las, vamos aprender como é feita a aplicação correta dessas faixas ao longo do caminhão: 

- Limpe a superfície onde as faixas serão aplicadas com água e detergente ou sabão neutro. Para completar a higienização, umedeça um pano com álcool isopropílico, que retira qualquer resquício de gordura e outros resíduos que possam comprometer a fixação da faixa. 

- Remova a liner protetora da faixa refletiva. Depois é só aplicá-la sobre a superfície, certificando-se de que ela foi colocada em ângulos retos. Para facilitar, use uma espátula de aplicação.

- Nas laterais do caminhão, as faixas refletivas devem delinear as extremidades, cobrindo pelo menos 33% da extensão das bordas. Para atender a essa exigência, basta fixar uma faixa a cada dois espaços vazios do mesmo tamanho. Um ponto de atenção: não inverta o sentido das faixas, mantendo uma ordem contínua por toda a lateral do caminhão. 

- Já na parte traseira, elas devem ser colocadas em, no mínimo, 80% da extensão das bordas do para-choque, dispondo as faixas como se um lado fosse o espelho do outro. Para isso, inverta o sentido das faixas quando atingir o centro da parte traseira, pois isso tornará mais fácil a visualização para os outros motoristas, independentemente do ângulo em que estiverem.

Ainda ficou com dúvidas? A gente resolve junto com a 3M. Solta o play no vídeo abaixo que vai ficar mais fácil ainda entender: 

E aí, precisando trocar as faixas refletivas do seu bruto? Faça seu orçamento on-line agora mesmo ou passe em uma de nossas 23 filiais.  


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também