Como contribuir para a saúde dos motoristas da sua frota?

O bom gestor de frotas sabe que não adianta se preocupar só com o bom funcionamento dos veículos e esquecer da peça mais importante para o bom andamento do negócio: o motorista. Para a eficiência da sua frota, é preciso estar atento não só à manutenção preventiva, ou a busca pelas melhores rotas, é importante também garantir a saúde e bem-estar do caminhoneiro. 

A gente sabe que rodar por esse Brasilzão não é fácil, e a jornada pode ser bastante cansativa. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você, frotista, de como contribuir para a saúde desses valiosos colaboradores e, como consequência, impactar positivamente na produtividade e nos resultados da empresa. Mas antes,

 

Você sabe quais são os problemas de saúde mais comuns em caminhoneiros?

A maioria das doenças que atingem os motoristas de caminhão são silenciosas, o que dificulta a percepção imediata dos riscos à saúde, prejudica o desempenho a curto prazo e pode acarretar sérios problemas no futuro, como acidentes na estrada. 

Os principais problemas de saúde encontrados nesses trabalhadores são:

 

- Distúrbios do sono;

- Estresse;

- Problemas cardíacos;

- Hipertensão arterial;

- Refluxo gástrico;

- Distúrbios no aparelho locomotor.

Veja mais: 5 problemas de saúde mais comuns entre caminhoneiros do que você imagina

 

O que a empresa pode fazer para melhorar a saúde dos motoristas?

Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), os motoristas de caminhão brasileiros rodam cerca de 10 mil km por mês e trabalham quase 12 horas por dia, o que representa 50% do dia gasto em realizar movimentos repetitivos na boleia do caminhão. Para minimizar o possível cansaço e fadiga que a função traz, é importante promover ações que visem o bem-estar dos caminhoneiros, a fim de diminuir atestados médicos e melhorar o rendimento na direção, bem como trazer mais eficiência e redução de custos para a frota.

O gestor de frota tem um novo desafio no atendimento ao motorista, que é o de olhar o indivíduo por inteiro e garantir uma atenção integral à sua saúde. Uma das soluções são pequenos incentivos e campanhas informativas que a empresa pode organizar, como por exemplo:

 

#1 Orientar sobre o armazenamento de refeições pré-cozidas saudáveis nos caminhões.

#2 Controlar a jornada de trabalho, exigindo que se cumpram as pausas nos horários determinados.

#3 Realizar campanhas para os cuidados de ergonomia, tanto durante a direção quanto alongamentos durante as pausas.

# 4 Fazer campanhas de vacinação na empresa para funcionários e seus dependentes.

#5 Organizar a realização de exames médicos periódicos.

Com algumas atitudes e incentivos você poderá fortalecer a cultura da empresa, melhorar a saúde dos colaboradores e ter uma gestão mais produtiva e eficiente. 

Veja mais: saúde mental no trabalho

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também