Como cuidar da sua oficina mecânica em meio à pandemia de Covid-19?

A disseminação do SARS-Cov-2 (nome científico do novo coronavírus) em território brasileiro tem levado as autoridades a tomarem medidas importantes para garantir o afastamento entre as pessoas, uma das principais formas de contar o avanço acelerado da Covid-19

Porém, o fechamento do comércio e de outros serviços não afetam as oficinas mecânicas, que devem permanecer de portas abertas para atender especialmente caminhões e frotas, a fim de manter a cadeia de abastecimento da população. 

O momento exige atenção redobrada por parte dos donos ou gestores de oficina dentro do ambiente de trabalho, pois todos estão mais vulneráveis a contraírem a doença, tanto colaboradores como clientes.

Por isso, separamos algumas sugestões para que a oficina mecânica se prepare para enfrentar o novo coronavírus e preserve a saúde de todos: 

Medidas para evitar aglomerações 

- Dê preferência ao agendamento do serviço via telefone ou Whatsapp, para evitar ao máximo o contato entre clientes e funcionários. E já nesse contato, tente tirar o máximo de informações que possam indicar o problema do veículo. Assim, o contato pessoal com o cliente será o mais rápido possível.
- Também defina um horário para recepcionar cada cliente, a fim de evitar que muitas pessoas de fora entrem ao mesmo tempo no ambiente da oficina. 
- Revise os processos de trabalho dentro da oficina mecânica para garantir que os funcionários trabalhem a uma distância mínima de 2 metros. Caso não seja possível, vale a pena pensar em estratégias para diminuir a quantidade de pessoas por turno de trabalho, como um sistema de rotatividade. 
- A mesma recomendação deve ser seguida na hora de atender pessoalmente o cliente. Além do afastamento, é importante evitar contato físico, como abraços e apertos de mão. 

Medidas de Higiene

- Logo na entrada da oficina, prepare um espaço exclusivo para que os funcionários troquem os sapatos e façam a higienização das mãos com álcool gel 70% antes de iniciarem as atividades. 
- Outra sugestão é que os colaboradores troquem de roupa assim que chegarem para trabalhar. Para isso, é preciso garantir locais adequados para que os uniformes fiquem na oficina, além de incentivar a devida higienização das mãos antes e depois da troca. 
- Também é importante orientar os mecânicos a higienizar as mãos e luvas de trabalho com álcool gel 70% antes e depois de manusearem ferramentas. 
- Cuidado também com as estações de trabalho! Assim que um veículo for entregue ao proprietário, desinfete todos os equipamentos com álcool ou produtos de higiene automotiva adequados. 
- Mantenha o ambiente ventilado, pois a falta de circulação do ar pode contribuir para a proliferação do novo coronavírus e de outros microrganismos. 
- Ao final do dia, faça também uma limpeza geral de todo o espaço físico da oficina, com foco especial em ferramentas, banheiros e maçanetas. Lembre-se: o novo coronavírus pode sobreviver por horas nessas superfícies! 

Medidas trabalhistas

- O momento exige cuidado redobrado com as pessoas do grupo de risco. Por isso, o dono de oficina deve criar estratégias para manter afastados do trabalho: idosos, hipertensos, diabéticos, que sofrem de problema respiratórios crônicos, que sofrem de insuficiência renal crônica e fumantes. Nesses casos, o isolamento social é imprescindível, pois o risco de morte é maior. 
- De olho também nos sintomas da Covid-19. Caso algum funcionário apresente febre, tosse ou dificuldade para respirar, oriente-o a procurar uma unidade de saúde imediatamente e dispense-o de suas atividades para manter isolamento domiciliar. Essa medida é fundamental para quebrar a cadeia de contágio do novo coronavírus. 

Relacionamento com o cliente

- A transparência será fundamental durante a pandemia. Por isso, crie um canal de proximidade com os clientes, informando-os sobre todas as medidas que estão sendo tomadas para prevenir a Covid-19 dentro da oficina. 
- Informe também que a oficina está funcionando normalmente, mas que para o bem-estar dos clientes, o agendamento de serviços está sendo feito de maneira remota. É importante, inclusive, colocar um informativo impresso na porta da oficina, com os telefones de contato. 
- Se a sua oficina mecânica atende muitos caminhoneiros e frotistas, aproveite esse contato para lembrá-los da importância de cuidar da higiene pessoal e dos veículos durante as paradas no trecho. Reunimos as principais medidas de prevenção neste post e você pode transformá-las em um informativo impresso direcionado para esse público. 
- Agora o momento é de cuidado com a própria saúde e a do próximo. Temos uma certeza: sua oficina mecânica pode passar pela pandemia com muito mais credibilidade caso tome medidas de prevenção. Por isso, não ignore as recomendações das autoridades especializadas e mantenha o canal de relacionamento com os clientes e funcionários sempre aberto. 

Para finalizar, vamos relembrar os principais cuidados que cada pessoa precisa ter para se prevenir da Covid-19? 

- Lave as mãos por, no mínimo, 20 segundos com água e sabão, secando-as depois com toalhas de papel descartáveis; 
- Higienize as mãos com álcool em gel 70% quando não for possível lavá-las; 
- Faça a higiene nasal com lenços ou toalhas descartáveis; 
- Cubra a boca e o nariz com lenços de papel ou com a dobra do braço sempre que tossir ou espirrar; 
- Evite lugares fechados e aglomerações de pessoas. 

Precisando de peças para sua oficina? Nossa Central de Televendas está a postos para te atender! Procure o contato da sua cidade e saiba como receber suas compras sem sair da empresa. 

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também