Como cuidar dos tambores de freio do caminhão?

Quem está à frente de uma frota sabe bem que os tambores de freios estão entre os itens mais substituídos de um caminhão. Também não é pra menos, afinal eles são responsáveis por provocar atrito entre a guarnição do tambor e as lonas de freios e, consequentemente, frear um veículo pesado, que pode transportar mais de 50 toneladas de carga. 

Além disso, o tambor também dissipa o calor gerado pelo seu próprio atrito com as lonas durante a frenagem. Por isso a sua manutenção é tão importante, bem como adotar algumas atitudes ao volante que interferem diretamente na sua vida útil e desempenho do veículo no trecho. Vamos listar algumas delas a seguir: 

- Utilizar o freio motor ou retardadores auxiliam na frenagem do caminhão e não sobrecarregam os tambores de freios.

- Em declives, é bom manter o veículo sempre com a marcha engatada, pois isso também alivia a sobrecarga nos tambores.

- Manter distância do veículo à frente evita freadas bruscas, que podem causar rachaduras e outros danos nos tambores. 

O uso da frenagem de forma desnecessária pode provocar o superaquecimento do tambor, que é fabricado para suportar temperaturas de 260 a 420°C. Se passar disso, o caminhão pode perder até 50% da eficiência de frenagem, o que no trecho pode levar a sérios acidentes. Em casos extremos, as temperaturas além desse limite podem ainda fundir o tambor e outros itens do sistema de freios. 

A escolha da rota de cada viagem também é essencial para evitar o desgaste precoce dos tambores de freio. Rodovias com asfalto desgastado exigem mais do sistema de frenagem. 

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Manutenção preventiva

A cada 5 mil quilômetros rodados, os tambores de freio devem ser verificados, ou caso aconteça um dos seguintes indicativos de falha: 

- Calor excessivo próximo às rodas;

- Ruídos diferenciados no momento da frenagem;

- Vibrações e pulsações sentidas ao acionar o pedal de freio. 

Caso seja necessária a troca dos tambores de freio, as lonas também precisam ser substituídas, para evitar que risquem o tambor novo ou retificado. E por falar em retificação, é bom ficar atento a esse processo, pois o barato pode sair muito caro para o caminhoneiro ou gestor de frota. 

Não há objeção quanto a essa alternativa para explorar um pouco mais o uso do tambor, mas alguns limites devem ser respeitados. O componente pode ser retificado até mais de uma vez, mas é preciso respeitar a indicação da espessura mínima a que o tambor pode ser submetido, conforme orientação do fabricante da peça ou do caminhão. 

Lembrando: a retificação ou substituição do tambor precisa ser feita sempre que a peça apresentar trincas, ranhuras ou ovalação e obrigatoriamente nos dois tambores do mesmo eixo, para evitar frenagem desigual e vibrações no veículo. 

Mas será que não existe uma forma mais fácil de saber a hora certa para trocar um tambor de freio? A resposta é sim! Existe uma tecnologia chamada iDura®, exclusiva aqui no Brasil na Linha Light de tambores de freio da Durametal, que indica exatamente isso. 

Eles são projetados para fornecer uma referência visual rápida e ajudar o estradeiro a determinar a hora certa de substituir seu tambor. É fácil, pois quando o indicador iDura® estiver nivelado com a superfície de frenagem, você descobrirá que é hora de substituir o tambor, o que elimina as suposições dos reparos precoces ou tardios e garante que se obtenha o máximo de vida útil de cada tambor de freio, sem perder em segurança no trecho. 

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