Como gerir sua frota em tempos de crise?

Fazer a gestão de uma frota já não é uma tarefa fácil quando tudo conspira a favor de bons resultados. Imagina o quão desafiador pode ser em momentos de crise. Na maioria das vezes, não há tempo para lamentações, pois é preciso agir rápido e com sabedoria para que a empresa sofra menos impacto possível durante o período de incertezas e instabilidades.

Uma coisa importante sobre crises: elas afetam todo o mercado, não apenas o segmento de logística. É o caso da pandemia de Covid-19, um problema de saúde com consequências diretas na economia. A dinamicidade também é característica de uma crise, pois uma decisão tomada hoje pode não ser eficiente para uma situação que surgir amanhã.

Então, como gerir uma frota em tempos de crise? Apesar de não existir uma receita compatível com qualquer cenário, algumas medidas são cruciais para manter o negócio operante enquanto a crise durar e, acima de tudo, com boas perspectivas de rentabilidade quando tudo se normalizar. 

Princípios básicos de gestão de crise
1) Planejamento: com uma crise se configurando, o gestor deve retomar o plano de negócios para a frota e delimitar o que pode ser mantido. Se for necessário mudar a rota, não hesite!

2) Adaptabilidade: ficar atento às mudanças é essencial, com o intuito adaptar o negócio a esse novo cenário. Isso requer atualização diária sobre o panorama da crise: noticiários local e nacional, decretos, mudanças na legislação, etc. Também é bom ficar de olho no que a concorrência anda fazendo para não ser pego de surpresa ou ficar para atrás. 

3)Transparência: cada decisão tomada diante de uma crise deve ser repassada de forma clara e direta tanto para colaboradores como aos clientes clientes. Essa clareza de informações é essencial para acalmar a equipe e manter a reputação da frota. 

Medidas práticas durante a crise
A seguir, listamos as principais medidas que o gestor da frota deve implementar para garantir que os três princípios básicos citados acima sejam sentidos por todas as partes envolvidas no negócio, especialmente no fluxo de caixa:

- Forme um comitê para gerir a crise. Não adianta o gestor da frota querer resolver tudo sozinho. O ideal é criar um comitê com os principais líderes de cada departamento da empresa, para que, juntos, tomem as melhores decisões diante da crise e acompanhem o impacto de cada uma dessas ações no dia a dia da operação.

- Analise todos os riscos. Esse vai ser o principal trabalho do comitê de crise, considerando os impactos e as ameaças que esse momento atípico pode gerar a curto e longo prazos, tanto do mercado como um todo quanto com relação à gestão interna da frota. 

- Repense todos os pontos da operação. Toda crise impõe corte de gastos a uma frota, seja com processos ou pessoal. Mas para tomar decisões assertivas nesse sentido, é preciso analisar o impacto de cada decisão na ponta do processo: o cliente. O desafio é manter a excelência dos serviços prestados, mesmo com as mudanças que a crise vai impor.

- Revise também os seus custos e metas financeiras. Mais do que nunca, esse acompanhamento será crucial para garantir economia ou realocação de verba para as áreas que mais necessitarem de recursos, bem como para prever o baque nos lucros. Se a sua frota não tem uma gestão financeira eficiente, a crise vai prejudicar ainda mais a rentabilidade dela.

- Invista na manutenção preventiva dos veículos. Crise não é momento para perder dinheiro com manutenção corretiva, que além de muito mais cara, pode tirar um caminhão do trecho, mexendo em toda a dinâmica de entregas e podendo gerar um desgaste desnecessário com o cliente. Por isso, siga à risca o calendário de manutenções preventivas de cada veículo. 

Veja mais: Por que investir na manutenção preventiva da sua frota?

- Acompanhe de perto o desempenho de cada caminhão. Mais uma medida para evitar custos desnecessários quando o ideal é economizar. Nesse ponto, ter um sistema de rastreamento vai facilitar muito o trabalho do gestor de frota. Também é bom tomar medidas para economizar combustível, que costuma onerar bastante uma empresa logística. A gente já falou sobre isso há algum tempo e vale retomar nossas dicas para reduzir o consumo de combustível clicando aqui.

- Crie canais eficientes de comunicação. Crise geralmente deixa a equipe ansiosa, afinal, o futuro pode parecer incerto. Por isso, todas as decisões devem ser comunicadas com agilidade, para evitar burburinhos e manter a confiança de todos nas decisões tomadas pelo comitê de crise. Todas as ações também devem ser repassadas aos clientes, como forma de garantir as parcerias e evitar o cancelamento de serviços. E aí vale desde o contato direto como a divulgação pelos canais da marca, como redes sociais, e-mail, Whatsapp e site. 

Gostou das sugestões ou faria alguma coisa diferente? Nossos comentários estão abertos para você conversar com a gente e ampliar essa rede de conhecimento sobre gestão de frotas. Lembrando que a JS Peças pode garantir a melhor negociação do mercado na hora de você adquirir peças para veículos a diesel. Converse com um de nossos consultores


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também