Como manter sua oficina rentável durante e após uma crise?

Pode ser econômica, sanitária, política, global ou local. Uma crise sempre vai se configurar como prova de fogo para todas as áreas de negócio. Num cenário em que a aquisição de bens duráveis tende a cair, especialmente quando o investimento é a longo prazo, uma crise deve ser encarada como oportunidade para o segmento de oficinas mecânicas. É quando os reparos tendem a aumentar e as possibilidades de novos clientes também.

O desafio é organizar a oficina mecânica para enfrentar os tempos de crise sem perder a rentabilidade. E para isso, é importante antecipar problemas e agilizar a tomada de decisões pensando na saúde financeira e na credibilidade da oficina junto ao público. 

Quer manter sua oficina lucrativa durante uma crise e sair dela com muito mais relevância? Temos algumas sugestões para te fazer a seguir. Lembre-se: tudo que for feito de bom na crise vai gerar resultado positivo depois também! 

O cliente vem sempre em primeiro lugar
E estamos falando dos clientes que já confiam na sua oficina, afinal o preço para mantê-los fidelizados é muito menor do que para conquistar novos clientes. Para isso, algumas medidas são sempre bem-vindas durante uma crise:

- Transparência: a crise vai impor mudanças na dinâmica do negócio, como atendimento, pagamento, dentre outros? Repasse-as aos seus clientes de forma clara e sem rodeios, para garantir que a confiança já estabelecida não corra riscos. 
- Relacionamento: em tempos de crise, a insegurança do consumidor tende a aumentar. Por isso, pensar em estratégias para estreitar o relacionamento com os clientes é essencial. Campanhas promocionais são uma boa pedida, com descontos, serviços grátis ou brindes. O relacionamento constante mantém sua oficina sempre em evidência na mente do cliente. 
- Comportamento: uma crise tende a impor novos hábitos de consumo e não adaptar o seu negócio a eles pode gerar perdas financeiras. Por isso, seja o primeiro a pensar em como a crise vai impactar sua oficina mecânica, tomando decisões rápidas para que o cliente sinta a preocupação com suas necessidades.

Todas essas medidas também podem ser importantes para atrair novos clientes. Por isso, mantenha a transparência e o relacionamento ativos, especialmente nas redes sociais e no seu site. Aliás, se a sua oficina não tem uma presença na internet bem estabelecida, está na hora de pensar nisso, hein? 

Dica extra: que tal estabelecer um contato mais próximo com frotas? Para oficinas mecânicas especializadas em veículos pesados, pode ser uma boa oportunidade para incrementar a rentabilidade. O primeiro passo é fazer uma lista das principais empresas logísticas da sua região de atuação. Depois, marque aquele cafezinho com o gestor da frota para uma conversa sem compromissos. Nesse caso, é importante você ter argumentos fortes para abrir possibilidades de negócio, como a estrutura da sua oficina e capacidade técnica da equipe.

Veja mais: Como cuidar da sua oficina mecânica em meio à pandemia de Covid-19?

Organização financeira é fundamental
Se a sua oficina mecânica ainda não tem uma gestão financeira eficiente, as chances de perder dinheiro durante uma crise são muitos maiores. Até porque esses momentos geralmente exigem corte de gastos para manter o caixa no positivo e com esse gerenciamento, o dono ou gestor consegue entender melhor onde dá para economizar.

A gente já falou sobre gestão financeira de oficinas aqui no blog e vale muito a pena rever esse conteúdo para perceber como é fácil (e importante) implementá-la na sua oficina. Clique aqui para conferir as melhores práticas! 

Cuida da sua equipe
Crise sempre gera incertezas entre os colaboradores e antes que comecem os burburinhos, o gestor ou dono da oficina deve prezar pela transparência e agilidade para informar a equipe, especialmente se o momento exigir mudanças drásticas no negócio, como corte de pessoal, redução de jornada de trabalho, novas formas de atendimento, e por aí vai.

Um erro cometido por muitos gestores é cortar gastos com capacitação da equipe quando uma crise é iminente. O ideal é fazer justamente o contrário, afinal, é preciso alinhar a equipe às necessidades do cliente, sem contar que a capacitação também é um excelente argumento de venda e fidelização

Também é bom ficar de olho na produtividade do time, especialmente se a crise impor uma redução no quadro de funcionários. Outro tema que a gente tratou em detalhes aqui no blog. Vale a pena clicar e ler com atenção.

Crise não é tempo de desperdício
É hora de rever todos os processos da oficina para diminuir o desperdício a zero, a começar pelo estoque de peças e suprimentos que mantêm a oficina em funcionamento. Em tempos de crise, fazer uma boa gestão pode garantir economia de recursos, além de investimentos em áreas realmente necessárias. 

A crise está batendo na sua porta? Implemente, de uma vez por todas, uma gestão eficiente no estoque de peças, para atender o cliente de forma agilizada e evitar compras obsoletas. Temos algumas sugestões para esse processo neste link. 

Nesse ponto, manter um bom relacionamento com os fornecedores é crucial, para garantir as melhores negociações de prazo e pagamento na hora de renovar o estoque da oficina, especialmente de peças. É importante ainda pensar em como garantir o serviço ao cliente sem contrair dívidas exorbitantes, pois não dá para prever quando a crise vai terminar e, acima de tudo, como o mercado consumidor vai se comportar.

Criatividade e otimismo sempre
Não adianta entrar numa onda de pessimismo em situações de crise, pois isso só piora o panorama. Crise deve ser encarada como oportunidade para oficinas mecânicas e o otimismo ajuda na tomada de decisões acertadas. É hora de pensar em soluções “fora da caixa”, para lidar com a clientela e manter a equipe motivada.

Planejamento deve ser uma constante
Tudo que você pensou para o negócio pode mudar com a crise. É por isso que o planejamento não pode ser engessado e nessas situações, vai ser preciso mexer. Revisitar objetivos e metas deve ser uma constante para adaptar as suas expectativas ao que está acontecendo. Assim, fica mais fácil alinhar as mudanças que a crise impôs à rentabilidade da oficina.

Para finalizar, queremos enfatizar que não existe receita de bolo para superar momentos de instabilidade, afinal uma crise nunca é igual a outra. O que você aprendeu em uma pode não ser eficiente em outro cenário. Mas seguindo nossas sugestões, as chances de manter o negócio estável e rentável quando ela acabar são muito maiores. 

Tem mais alguma sugestão? Ela é muito bem-vinda em nossos comentários.

Continue com a gente: 
5 problemas que prejudicam a lucratividade da sua oficina (e como resolvê-los)


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