Como reduzir custos operacionais e aumentar  a lucratividade da sua frota

Em períodos de alta ou de crise, como o que vivemos atualmente, a diminuição de  despesas acaba se tornando uma realidade comum a praticamente todos os negócios. Com o mercado mais fragilizado nos últimos meses, os riscos das operações se tornam maiores. Daí a necessidade de que gestores saibam como reduzir os custos logísticos de uma empresa nesse período também. 

Reduzir os custos de sua frota não significa deixar a qualidade cair ou deixar de cumprir algumas exigências dos clientes. Por isso, é importante que os gestores coloquem em prática ações para  reduzir custos operacionais e, com isso, aumentar a lucratividade de uma frota nesse período também. 

E fazer isso não significa deixar a qualidade.... preste atenção naqueles custos que você pode ou não reduzir. E nesse processo, a boa notícia é que a lucratividade irá aumentar.

Uma redução de custos inteligente pode aumentar ou recuperar a sua força de competir com as demais empresas transportadoras. Para ajudar nessa tarefa, ter um plano é essencial para conseguir driblar todos os imprevistos e as várias frentes na gestão de frotas. Mas pode ficar tranquilo que a gente resolve isso junto! Separamos 5 pontos chave para que você garanta caminhos financeiros mais estáveis.

  1. Controle os custos

Você conhece detalhadamente os custos da sua frota? O primeiro passo para economizar é saber de onde você pode enxugar, seja em manutenções de última hora ou excesso de gastos com logística, por exemplo. 

Para organizar e não perder nenhum gasto é importante manter todas as saídas e entradas em uma planilha ou programa financeiro, que garanta o registro de tudo. Esse controle detalhado do que entra e sai das finanças permite analisar desperdícios e reavaliar os gastos constantemente.

Veja mais: Pós-pandemia: o que fazer para manter sua frota competitiva e rentável

  1. Analise e reveja as rotas

As rotas são centrais para que toda gestão da frota seja eficiente. E para sistematizar a entrega e a coleta de mercadorias, é preciso desenvolver a melhor sequência de paradas, considerando o tipo de carga, cliente, veículos e zona de tráfego. Por isso, saber como fazer roteirização de cargas é fundamental, já que um planejamento de rotas eficiente é capaz de render muitas vantagens como: melhor otimização do tempo, redução de custos operacionais, economia de combustível e de mão de obra.

Veja mais: Planejamento de rota: bom para o caminhão, melhor ainda para o seu negócio

  1. Use a tecnologia a seu favor

O investimento em tecnologias voltadas para a automação de processos é mais um exemplo de como reduzir custos de transporte em longo prazo. Por meio de um software de gestão, por exemplo, é possível obter diversos benefícios, como aumento da produtividade, redução da incidência de erros, aumento na qualidade do serviço e precisão no levantamento de dados confiáveis para tomadas de decisão mais eficazes.

Automatizar processos estratégicos ou práticos é economia certa para a frota. Ter um sistema para rastreamento de frotas, por exemplo, pode ser uma ferramenta essencial para otimizar a gestão de frota, aumentando a visibilidade de toda a operação e monitorando o comportamento do motorista.  Esses sistemas também ajudam o gestor de frota a acompanhar mais de perto o comportamento dos motoristas na estrada, garantindo que sejam mais seguros e eficientes. Eles fornecem informações como velocidade, curvas fechadas, frenagem brusca e outros indicadores de direção insegura.

Assim como esses sistemas, há várias tecnologias a serem implementadas para a melhoria da gestão de frota e com elas, a redução de custos a médio e longo prazos é perceptível. Apropriar dessas novas tecnologias, seja na própria empresa ou de prestadores de serviços e fornecedores contratados, de gestão à operação, pode não apenas melhorar a qualidade do produto, como propiciar economia. 

Veja mais: Veja o que a tecnologia pode fazer pela gestão da sua frota

  1. Invista em sua equipe

O mercado está em constante evolução e práticas e métodos de gestão acompanham todo este processo. E quem não pode ficar para trás é o seu colaborador. Por isso, invista em cursos e atualizações em segurança do trabalho, programas de bem-estar e benefícios que impactem diariamente a vida de todos, especialmente do motorista.

A equipe é um dos grandes potenciais para a redução de custos de uma frota, já que todos podem contribuir com atitudes que, ao serem somadas, geram economia e consequentemente mais lucratividade. 

  1. Mantenha as manutenções em dia

O famoso ditado “é melhor prevenir do que remediar” cabe muito bem na hora da manutenção dos veículos de frota, e neste caso prevenir é muito mais barato também. E para evitar gastos extras ou surpresas, programe as revisões e manutenções de forma periódica a todos os veículos da frota, sem deixar passar de hora.

Para manter em dia a manutenção dos veículos em dia é preciso um checklist organizado e que não falte nada. 

E por falar em manutenção e prevenção, você já sabe que há 30 anos, a gente resolve junto. A equipe Rede JS Peças está sempre pronta para te apoiar com a maior variedade e estoque de peças para veículos pesados do Brasil. Conte com a gente para ter o melhor atendimento e condições especiais de pagamento para clientes CNPJ.


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também