Cuidado com os pneus antes de iniciar o frete

Os cuidados com os pneus do caminhão estão entre uma das tarefas mais importantes antes de iniciar o frete. A escolha dos modelos certos para o cargueiro é fundamental para viagens seguras para o condutor e, também, para a carga que está sendo transportada.

Antes de cair na estrada, é importante estar informado sobre qual tamanho recomendado pela fabricante do seu caminhão, já que a utilização de pneus com tamanhos inadequados acaba diminuindo o rendimento e lucratividade do bruto.

A distribuição dos pneus é essencial para manter o caminhão em equilíbrio. O estradeiro pode optar pelos modelos com aplicação geral em todas as posições ou, então, aqueles que são específicos para cada eixo. Verifique sempre os indicadores das bandas de rodagem, evitando riscos que podem ocorrer nas estradas. O uso de pneus calibrados também diminuem o consumo de combustível e a aumentam a segurança durante a viagem.

O uso da pressão incorreta reduz a quilometragem da banda em até 25% e aumenta o consumo de combustível de 4 a 6%. Agora imagine, rodar 1 mil quilômetros fazendo 2.70 km/L multiplicado pelo preço do combustível á R$ 2.89, o valor total desta conta é R$ 1.070,37. Agora acrescente 6% desse valor, ou seja, o valor será de R$ 1.134,59. Sendo assim, a cada 1 mil quilômetros rodados você perde R$ 64,22. Imagine isso por semana, por mês e por ano. Imaginou o quanto você está perdendo?

Então anota aí algumas dicas:

1) Manutenção: a quilometragem dos pneus pode sofrer interferência de diferentes componentes mecânicos levando ao desgaste prematuro dos pneus. Lembre-se que os freios, molas, rolamentos, eixos, suspensão e rodas agem diretamente sobre os pneus e precisam sempre de manutenção.

2) Balanceamento: a falta de balanceamento causa desconforto ao dirigir, perda da tração, de estabilidade e desgastes nos pneus. Por este motivo, os motoristas devem balancear as rodas sempre que surgirem vibrações ou a cada revisão.

3) Alinhamento: desvios mecânicos podem causar o desgaste dos pneus prematuramente. É recomendável alinhar o caminhão quando sofrer impactos na suspensão, desgastes irregulares, substituição dos componentes da suspensão, se o caminhão estiver puxando para um lado ou a cada revisão.

4) Calibragem dos pneus: esquecer de calibrá-los pode trazer sérias consequências. A baixa pressão dos pneus acelera o desgaste, aumenta o consumo de combustível, contribui para perda de estabilidade em curvas, deixa a direção pesada, provoca rachaduras e quebras no circunferencial da carcaça e desgasta a rodagem dos terminais de direção.  Bater os pneus traseiros é uma pratica diária, porém a checagem de calibragem deve ocorrer semanalmente.

5) Rodízio: o rodízio é indicado para compensar a diferença de desgaste dos pneus. Esse rodízio proporciona durabilidade, eficiência e estabilidade para o caminhão.

Você tem esses cuidados com os pneus do seu caminhão?

Fontes:

Volvo na Estrada (http://migre.me/sn5Us)

O Mecânico (http://migre.me/syUYh)

Blog da Iveco (http://migre.me/syV0y)


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