Cuidados com a bateria do seu veículo pesado

Nem precisamos dizer a importância da bateria para que caminhões, ônibus e picapes possam funcionar, né? Uma de suas principais funções é alimentar o sistema elétrico para que o veículo se mova. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados para prolongar a vida útil desse componente e também saber identificar seus sinais de falha, para não ter problemas durante as viagens. 

Como saber se a bateria do veículo pesado precisa ser trocada?

Os principais sinais de que chegou a hora de trocar a bateria de caminhões, ônibus e picapes são: 

- Dificuldades na partida, principalmente em menores temperaturas;

- Falha nos aparelhos eletrônicos;

- Faróis e luzes enfraquecidas;

- Perda de força do motor;

- Aviso no painel de luz. 

Esses problemas também podem indicar outros defeitos elétricos. Por isso, o ideal é procurar um especialista para descobrir a causa do problema e como evitá-los nas próximas instalações. 

Dicas para a bateria de veículos pesados durar mais 

#1 Não ligue equipamentos eletrônicos antes de dar a partida

Essa é bem simples, né? Mas já ajuda a prevenir o desgaste prematuro da bateria. Se o motor está desligado, o alternador não envia energia para o funcionamento dos eletrônicos. Toda a demanda de energia irá para a bateria, o que pode provocar uma descarga profunda e, consequentemente, a redução da sua vida útil. Então, nada de escutar rádio com o motor desligado, hein?

#2 Faça a manutenção preventiva 

A manutenção preventiva é uma parte muito importante dos cuidados necessários com o veículo, principalmente quando se depende dele para trabalhar. As revisões periódicas mantêm o sistema elétrico funcionando como um todo, prolongando sua vida útil. Por isso, não deixe para se preocupar com a bateria apenas quando apresentar sinais de falha. Faça a manutenção de acordo com as especificações da montadora.

#3 Utilize equipamentos eletrônicos com cuidado

De carregador de celular a televisores, cada vez mais aparelhos eletrônicos são implementados para deixar a cabine mais confortável. Porém, é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar o sistema elétrico, principalmente ao funcionarem simultaneamente com ar-condicionado e iluminação, que pode causar panes e reduzir a vida útil da bateria. 

#4 Não desligue o motor no trânsito

Seja por engarrafamento, blitz policial ou acidente de trânsito, sempre há situações em que o veículo fica parado no trânsito por muito tempo. Nesses momentos, é comum que a vontade seja de desligar o motor para economizar no combustível. Mas essa prática diminui a vida útil das baterias e aumenta o consumo de eletricidade, visto que é na partida que o veículo mais consome energia elétrica. 

Veja mais: 13 dicas para cuidar do motor do caminhão

#5 Desconecte a bateria em paradas prolongadas

Mesmo com o veículo desligado, existem equipamentos e acessórios que continuarão puxando um pouco de energia. Portanto, se o caminhão ficar parado por dias, o ideal é desconectar o polo negativo da bateria para que ela funcione normalmente no momento em que o motor for ligado de novo. 

#6 Use sempre peças originais 

Essa dica é uma das mais importantes para garantir a durabilidade e eficiência das baterias de um veículo pesado. Ao escolher marcas originais, você evita problemas como fugas de energia, danos dos conectores e sobrecarga de componentes, além de ter peças que se encaixam perfeitamente no seu veículo e são mais duráveis.   

Ao falar de qualidade e durabilidade, é impossível não falar das baterias Moura, que são mais resistentes a longas jornadas de trabalho e garantem o dobro da vida útil, ideal para quem passa os dias no trecho. Faça seu orçamento na Rede JS Peças e garanta as melhores condições de pagamento com entrega no Brasil inteiro. 

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também