Descubra como diminuir o consumo de combustível da sua frota

Para realizar um bom trabalho com a gestão de frotas, é preciso estar atento ao consumo de combustível dos veículos pesados, que são afetados por diversos indicadores. Com mais controle e inteligência, é possível economizar no diesel durante os fretes e otimizar os gastos da sua empresa logística. 

Para isso, separamos algumas dicas que poderão ajudar os gestores de frota nesse desafio. Continue a leitura! 

#1 Oriente e treine os motoristas

O consumo de combustível também depende do comportamento dos motoristas da sua frota.  Treinamentos de direção defensiva são bastante úteis, pois sua prática previne maus hábitos de direção, como frenagens bruscas e acelerações desnecessárias, ajudando a reduzir o gasto de combustível dos caminhões.

Vale lembrar que equipamentos como o ar-condicionado também contribuem para o um maior consumo. Abaixo de 60 km/h, vale mais a pena manter as janelas abertas do que acionar o resfriamento de ar. 

#2 Tenha indicadores de performance bem definidos

Esses indicadores funcionarão como um balizador para indicar se a frota está mantendo o consumo de combustível conforme orçamento previsto. Alguns dados que todo gestor deve acompanhar são:

- Custo geral de consumo e o desempenho da frota;

- Quantidade de abastecimentos além do previsto pelo gestor;

- Consumo de combustível por quilômetros rodados.

#3 Faça o planejamento das rotas com antecedência

A utilização de aplicativos de rotas e mapas, aliada ao conhecimento prático dos condutores, pode promover uma grande redução no combustível. Além da distância percorrida, é preciso ficar atento a outros fatores, como as condições das estradas, para assim, escolher a melhor rota. 

Veja mais: 6 dicas para reduzir os custos de uma frota de caminhões

#4 Cuidado com o excesso de carga

Cada veículo transportador tem uma carga máxima determinada pelo fornecedor, e você deve seguir à risca as recomendações. Carregar mais peso do que o recomendado faz com que o caminhão precise trabalhar mais para se locomover. Essa prática não só aumenta o consumo de combustível como também diminui a vida útil do caminhão como um todo, crescendo então os riscos de acidentes e de manutenção corretiva.

#5 Invista na manutenção preventiva

Veículos que não estão em boas condições gastam muito mais combustível e aumentam os custos com reparos e substituição de peças. Por essa razão, desenvolver um cronograma de manutenção preventiva da sua frota é indispensável para garantir caminhões com sistemas mecânicos e elétricos sempre em ordem e com bom funcionamento.

Durante a manutenção, a troca por peças originais também contribui para a redução do consumo de combustível. E, para isso, a gente resolve junto! Confira o catálogo da Rede JS Peças e faça seu orçamento on-line ou em uma das nossas 23 filiais.

Baixe agora: [PLANILHA GRATUITA] Controle o consumo de combustível da sua frota 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também