Dezembro Laranja: não arrisque sua pele.

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja, iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Você, amigo caminhoneiro, já percebeu logo nessas primeiras linhas que o assunto é sério e diz respeito à sua vida, não é mesmo? Então, vamos partir do princípio e saber um pouco mais sobre essa doença? 

 

O câncer da pele não melanoma é o tipo mais comum de câncer em humanos e se manifesta, em geral, na forma de uma pinta ou mancha negra ou castanha (com alteração de cor). A mancha é assimétrica (ou seja, não tem um formato certinho), tem bordas irregulares e um tamanho por volta de seis milímetros de diâmetro. 

 

No dia a dia da estrada, se você notar o surgimento de algo parecido, já pode estacionar o bruto e ir direto num médico especializado para diagnosticar e começar o tratamento. Sim, porque a boa notícia é que quando descoberto no início, o câncer de pele tem mais de 90% de chances de cura. 

Número de casos no Brasil 

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o aparecimento de 180 mil novos casos no país no ano de 2021. Para se prevenir, além de aplicar o filtro solar, é recomendável usar chapéus, óculos escuros e roupas que cubram boa parte do corpo, e se der pra evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h também é bom. 

Profissionais do transporte entre os mais expostos 

É até lógico, pela quantidade de horas trabalhadas em exposição ao sol. De acordo com a ABRAMET - Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, os profissionais de transporte estão ainda mais expostos aos efeitos nocivos da radiação solar e do calor nas boléias, produzido pelos motores. Por isso é tão importante você tomar os devidos cuidados, pois sem eles alguns problemas de saúde podem se tornar irreversíveis. Infelizmente, o que a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) estima é que cerca de 70% dos nossos irmãos caminhoneiros não cuidam da pele da forma como deveriam. 

O calor também pode queimar 

Ao entrar num veículo que estava estacionado sob o sol, o ideal, para diminuir o impacto de altas temperaturas, é abrir as portas e deixar o ar externo circular por cinco minutos antes de seguir caminho. O calor dentro do caminhão também é capaz de agredir a pele. Outro erro comum é ligar o ar-condicionado logo ao entrar no veículo quente. O recomendado, nesse caso, é conduzi-lo inicialmente com os vidros abertos para a troca de ar. 

Risco varia conforme o fototipo

Além do sol, outro fator associado à doença é o fototipo da pele (que é uma classificação numérica para a coloração da pele em reação à exposição solar). Essa classificação vai de 1 a 6. Quanto menor for o número, maior o risco. Indivíduos classificados como nível 1 são os que têm pele mais clara, cabelos loiros ou ruivos e olhos claros. Estes podem sofrer queimaduras solares sérias e rapidamente. Já pessoas do grupo 6 têm pele negra, olhos e cabelos pretos, e se queimam menos quando expostos a longos períodos de sol. Mas isso não significa, de forma alguma, que pessoas negras sejam resistentes à doença. O perfil genético é determinante e por isso a prevenção é uma necessidade de todos. 

Então vamos falar de cuidados 

Você por acaso é daqueles que usa protetor solar somente quando está na praia ou na piscina? Acha frescura passar "creminho" nas mãos e no rosto para proteger a pele? Pois está na hora de repensar tudo isso. Pequenos gestos diários podem afastar o grande mal do câncer de pele. E para te ajudar nessa mudança, preparamos algumas dicas simples. 

Use protetor solar 

Não é frescura, parceiro, é prevenção. O protetor solar bloqueia a ação dos raios UVA e UVB, que causam envelhecimento precoce e câncer de pele. Mas fique atento ao fator de proteção solar (FPS), que deve ser no mínimo 30. Outro detalhe importante é reaplicar o produto a cada 2 horas. É chato, mas é fundamental. Aplique em todas as partes expostas: rosto, orelhas, pescoço, braços e pernas. Principalmente ali do lado esquerdo: sem essa de "braço de caminhoneiro". 

Só no verão? 

Nada disso. A proteção deve ser o ano inteiro, até porque nós vivemos num país tropical e a profissão de caminhoneiro é cruzar o país. Os índices de radiação solar são altos tanto no Sul, quanto no Norte e Nordeste. No verão, esses índices aumentam ainda mais, então o cuidado deve ser redobrado. 

Acessórios 

Anote aí: bonés, chapéus e óculos são aliados importantes, pois formam uma barreira física em relação aos raios UVA e UVB. Use-os constantemente. Películas protetoras nos vidros dos caminhões também contribuem para filtrar os raios ultravioleta. Mas atenção, porque nem todas as películas têm essa função. Caso você opte por esse tipo de proteção, deve checar na hora da compra se a película bloqueia mesmo os raios solares mais nocivos. 

Cuidados e prevenção em dia, pé na estrada 

Em resumo, é isso. É claro que o sol é nosso aliado, e tomar sol é uma prática boa e agradável, que traz benefícios à nossa saúde, como melhorar a imunidade e prevenir outras doenças, por meio da produção natural de vitamina D. Mas, para quem trabalha de sol a sol como você, amigo caminhoneiro, é preciso se cuidar ao máximo para evitar que o câncer de pele te alcance numa dessas estradas. Não se esqueça de beber muita água, pois manter-se bem hidratado é essencial. E, se notar alguma coisa errada, algum sintoma, procure um médico.


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também