Dicas para organizar a sua oficina de veículos pesados

O dia a dia em uma oficina de veículos a diesel pode ser muito corrido e, por isso, manter tudo organizado pode ajudar na produtividade e até mesmo reduzir os custos de operação. Com a oficina organizada você:

- Gasta menos tempo para encontrar ferramentas e produtos;

- Melhora a imagem com os clientes;

- Reduz os custos com erros de estoque e compras desnecessárias;

- Diminui o desperdício de produtos

- Proporciona um ambiente que traz mais foco e conforto para a equipe e aumenta a produtividade dela.  

 

Agora que você já sabe dos benefícios da organização, vamos a algumas dicas do que você pode fazer para melhorar o ambiente: 

#1 Tenha um local para cada atividade

A estrutura da oficina de veículos a diesel é o primeiro grande diferencial desta categoria. É necessário, por exemplo, de boxes amplos que possibilitem que caminhões, ônibus e vans manobrem, além de uma estrutura de piso que tenha a capacidade de suportar o peso desses veículos.

Com uma estrutura maior, é importante definir um local para cada atividade e limitar os espaços. Quando você separa áreas para serviços distintos, fica muito mais fácil otimizar o tempo em que são realizados. 

Veja mais: 7 itens que não podem faltar na sua oficina de veículos pesados

#2 Organize as ferramentas necessárias em um mesmo lugar

Após definir um local para cada atividade, é interessante que as ferramentas necessárias estejam todas juntas. Assim, você elimina a necessidade que a sua equipe percorra toda a oficina para procurar os materiais necessários. 

#3 Promova práticas de limpeza

Uma oficina mecânica limpa e organizada é essencial para deixar seu negócio mais atrativo e bem avaliado para os clientes. Essa primeira impressão pode ser fundamental na hora de fechar um negócio.

#4  Preze pela segurança

Para garantir a segurança dos clientes e da sua equipe, certifique-se de que os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) estejam sempre em seu local designado. Da mesma forma, equipamentos como o extintor de incêndio nunca devem estar escondidos entre produtos e peças.

Adote como regra que, em caso de emergência, você deve conseguir alcançar o extintor em menos de 10 segundos. Quanto aos EPIs, garanta que estejam sempre em boas condições e façam parte da rotina da sua equipe.

Veja mais: O que fazer para aumentar a segurança na sua oficina mecânica?

#5 Separe um local da oficina para as peças de descarte

Dessa forma, você evita ocupar um espaço valioso no estoque com produtos que você não vai utilizar. Uma boa solução para nunca mais faltar peças e nem sobrar é você ter um controle de estoque assertivo. 

#Dica bônus: monte um fluxo de caixa para sua oficina

Com um fluxo de caixa você garante uma gestão financeira eficiente, controla seus gastos e planeja os próximos passos da sua empresa. Pode parecer complicado, mas a gente resolve junto, baixe o nosso Fluxo de Caixa Simplificado para Oficinas Mecânicas , organize seus gastos e amplie seus lucros! 

 


Compartilhe:


comentários

Todos os campos são obrigatórios
veja também